Uma empresa que produz refrigerantes está sendo processada por clientes de alguns países da Europa. O refrigerante tem marketing baseado no "refrigerante do Brasil", devido ao seu sabor: guaraná com açaí. Na Europa há uma grande aceitação do produto, mas o preço não é competitivo, devido aos impostos de exportação, ao frete e, principalmente, ao valor do produto com o volume da embalagem maior, de 485 ml. Descrição da imagem não disponível De acordo com o que foi visto, responda: a) Com base na nova embalagem, quais são os valores de volume aceitáveis? Identifique o limite inferior da especificação (LIE) e o limite superior da especificação (LSE). b) Indique uma alternativa para provar ao cliente que o volume de refrigerante está dentro do esperado, sem que sejam abertas as embalagens. c) Como pode ser usado o conceito de capabilidade para justificar o controle do processo de produção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Os novos limites aceitáveis devem ser calculados primeiro no valor médio: 485 ml - 30% = 339,5 ml.
A tolerância de 1% então fica = 3,395 ml para mais e para menos.
Logo:
Limite inferior de especificação: 339,5 - 3,395 = 336,10 ml.
Limite superior de especificação: 339,5 + 3,395 = 342,89 ml.
b) Realizar a pesagem das latas, descontando o peso da embalagem vazia. É necessário o uso de uma balança confiável, ou seja, calibrada.
c) O conceito da capabilidade do processo pode ser apresentado com uma alternativa ao controle de qualidade do produto. A capabilidade usa os valores de especificação dos limites superiores e inferiores, assim como o desvio-padrão das medidas obtidas ao longo da fabricação das embalagens.
Explicação: