Uma empresa líder no mercado em seu setor, perdeu a posição para um novo concorrente. A fábrica recém-inaugurada pelo competidor pode colocar seu produto no mercado a preços mais baixos devido aos incentivos fiscais recebidos do governo municipal por 05 anos, em troca de absorver mão-de-obra operária local.
Com a desvantagem de não possuir incentivos, a empresa resolveu então “apertar o custo” para manter-se competitiva. A pressão hierárquica partindo da cúpula, foi transmitida através dos gerentes, a todos os departamentos, no sentido de aumentar a produção e reduzir os gastos, e, se necessário, demitir pessoal. Esta atitude inflexível, “do tudo ou nada”, foi aplicada sem sensibilidade.
O resultado foi o seguinte: Os funcionários ficaram ressentidos e desconfiados das intenções da gerência, criando-se um clima de insegurança. A qualidade de trabalho e a produção foram reduzidas. Dois engenheiros pediram demissão por não concordarem com esta linha de ação. Um supervisor, publicamente, exteriorizou sua opinião desfavorável às atitudes da firma e foi demitido. Este incidente contagiou os funcionários da área de produção (operários) que ameaçaram entrar em greve, com apoio do sindicato de Classe, caso o funcionário não fosse readmitido. A paralisação do trabalho iria aumentar os problemas, com a interrupção da produção, elevando-se os prejuízos. A diretoria resolveu então, receber em audiência uma comissão de empregados.
_________________________________________________________
1) Identifique o problema da empresa:
2) Apresente soluções para o impasse baseando-se em, pelo menos 3 dos subsistemas de Administração de Recursos Humanos. (provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração).
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A empresa, buscando aumentar a produção e cortar gastos, elevou a pressão sobre os seus funcionários e demitiu pessoal, gerando instabilidade, insegurança e desconformismo entre os funcionários.
Embora exista a necessidade de aumentar a produtividade para reduzir os preços dos produtos e poder ser competitiva no mercado, o ideal seria atrair investimentos ou contrair empréstimos para investir em equipamento e maquinário com o objetivo de elevar a produtividade.
Também seria conveniente iniciar negociações com o governo local de modo a obter isenções.
marinareis31:
Então queria saber se essa resposta está correta
Perguntas interessantes