Geografia, perguntado por alexmarques199p7nmln, 1 ano atrás

Uma empresa está fazendo uma série de perfurações de poços em uma determinada região com muitos afloramentos rochosos de granito. Como forma de se obter um perfeito controle hidrogeológico da região para subsidiar o sistema de captação, são programados poços que serão perfurados na rocha subjacente ao solo. Considerando que o engenheiro responsável deverá conduzir a operação em campo e posteriormente interpretar os resultados obtidos, considere as seguintes solicitações feitas durante o trabalho de campo: 1) Devem ser indicadas as técnicas para localizar o poço, assumindo que o custo é um fator limitante.
2) Houve a solicitação do supervisor da empresa para que fosse garantida a produção de 9 m³/h a partir do poço perfurado na rocha.
3) Qual o valor da vazão esperada para este poço, após a campanha de trabalho?
Com base nas informações, quais fatores o engenheiro precisaria considerar para a perfuração do poço na rocha granítica?

Soluções para a tarefa

Respondido por DenysAlves
28
Pelo que o livro texto apresenta de teoria, poderiamos ir pelo lado de pesquisar pelo mapa potenciometrico e dados de condutividade hidraulica do aquifero para verificar se no local poderemos ou devemos perfurar a rocha. O enunciado nao deixa claro se é um aquifero, aquifugo, aquiclude ou aquitarde, entao para se evitar desperdicio de dinheiro e tempo tb srria interessante uma pesquisa em que situaçao a regiao se enquadra, pq se for um aquifugo, por exemplo, nao vai adiantar perfurar. Veja se o granito tem porosidade e permeabilidade, se nao tiver a vazao seria zero, por exemplo, se o granito for um basalto sem fraturas ele sera aquifugo, ai a capacidade de armazenar e transmitir é ruim, entao nao teriamos vazao Agora se o granito tiver boa porosidade e permeabilidade a vazao seria os 9 m3/h esperados.

jaqueap97: preciso da resposta
luizantoniomora: Thank
alexamaroeng: Correção do tutor: Nota 30 para a resposta abaixo
alexamaroeng: parte I- Ao se deparar com a rocha ele precisa saber se ela pode ser escarificada (quebrada), antes de optar pelo método de escavação e transporte da mesma.
alexamaroeng: Parte II - Estudando o tipo e a densidade dela. Tratando-se desta rocha granítica, ela é normalmente impossível de escarificar, são muito duras, não tem planos de clivagem.
alexamaroeng: Parte III - Pode-se observar ainda fraturas, falhas e juntas, intemperismo, fragilidade e estrutura cristalina, identificação de afloramentos de rochas na área em questão e nas proximidades; córregos, vertentes e vegetação; dados de poços existentes, como profundidades, diâmetros, vazões; evidências de ocorrência de estruturas geológicas entre outros aspectos.
alexamaroeng: Parte IV - Hoje existe tecnologia para a execução e perfuração de poços em qualquer tipo de terreno. É importante, porém, desenvolver estes estudos prévios sobre o solo.
alexamaroeng: Parte V - Para o conhecimento de informações sobre alguma área específica, para captação e uso de água subterrânea, o responsável usualmente utiliza informações contidas em mapas regionais e na bibliografia, dados da geologia estratigráfica e estrutural, bem como banco de dados de poços, quando há algum. A perfuração nunca deve ser feita sem um projeto construtivo.
alexamaroeng: Fim!!!! é isso aí.
Respondido por thaynnaba
0

No caso podemos afirmar que quando o profissional se depara com uma rocha ele deverá analisa-la para saber se ela pode ser escarificada (quebrada), antes de optar pelo método de escavação e transporte da mesma.

Nesse sentido, se se tratar de uma rocha  Estudando o tipo e a densidade granítica, ela é impossível de escarificar, tendo em vista que são muito duras, não tem planos de clivagem.

Importante notar ainda que deverá ser observada possíveis  fraturas, falhas e juntas, intemperismo, fragilidade e estrutura cristalina, dentre outros aspectos.

Veja que hoje existem várias formas de fazer a perfuração de poços e a tecnologia avançou bastante.

No entanto, os referidos estudos devem ser feitos de forma completa para que não haja riscos.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19958847

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes