Uma doença cada vez mais comum em nossa
sociedade, tem como característica sua maior
prevalência na senilidade, devido a maior
probabilidade de mutação gênica, que pode vir
a se tornar uma célula cancerosa. Um dos
cânceres mais comuns nas mulheres é o câncer
de colo de útero (é o terceiro mais frequente
na população feminina) também chamado de
câncer cervical, a estimativa de novos casos
em território nacional é 16.340. (Fonte:
Instituto nacional de câncer -INCA, 2016).
Qual é o agente causal deste tipo de câncer e
quais fatores de risco favorecem a
predisposição a este tipo de câncer?
Soluções para a tarefa
Ainda não foi possível encontrar as causas para o câncer do colo do útero, mas alguns factores de risco são conhecidos. Os principais factores de risco são os seguintes:
- Infecção por virus papiloma humano (HPV) – é o maior factor de risco do câncer do colo do útero. A presença desta infecção está altamente correlacionada com alteração das células do colo do útero. O HPV transmite-se por contacto sexual com um parceiro infectado.
Há uma vacina que protege as mulheres dos subtipos de HPV 16 e 18 e está a ser administrada a jovens antes de iniciarem a sua actividade sexual. Também pode ser administrada a mulheres que já iniciaram mas isso deve ser discutido com o seu ginecologista.
- Ter muitos filhos;
- Ter muitos parceiros sexuais
- Ter iniciado cedo actividade sexual;
- Fumar – as mulheres fumadoras com HPV têm maior risco de desenvolver a doença;
- Idade – com o avançar da idade, aumenta o risco de desenvolver câncer do colo do útero, nomeadamente a partir dos 40 anos;
- Tomar a pílula durante longos períodos de tempo: em mulheres com HPV, tomar a pílula durante 5 anos ou mais pode aumentar o risco de desenvolver câncer do colo do útero
O agente causal desse tipo de câncer é o vírus HPV (papilomavírus humano) e os principais fatores de risco são: tabagismo, o uso excessivo de pírulas anticoncepsionais, a imunosupressão, a idade e a multiplicidade de parceiros sexuais.
Após o papilomavírus humano infectar o corpo feminino, ele se aloja no colo do útero, na extremidade próxima a vagina. Ele então pode causar diversas alterações fisiológicas e estruturais nessas células, cuja consequência é o câncer.
É um vírus transmitido sexualmente e a melhor forma de prevenção é a vacinação, que no Brasil, é distribuída gratuitamente pelo SUS. O uso de preservativo não elimina completamente o risco de contágio, mas diminui consideravelmente.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22317782