Geografia, perguntado por jr9079674, 5 meses atrás

Uma definição geral para a disciplina de Cartografia é de uma área do conhecimento que abrange a arte, ciência e a tecnologia envolvidas na geração de mapas. Os mapas, por sua vez, são imagens gráficas que mostram a localização de classes ou categorias de fenômenos no espaço geográfico, considerando uma projeção ortogonal. Tendo como base essas definições, observamos que a Cartografia envolve uma série de procedimentos relacionados com a produção e leitura dos mapas, mas sem distinção de área de aplicação dos mesmos. A Cartografia pode ser aplicada para o estudo de formações geológicas, relevo, biomas, solos, hidrografia, população, economia, movimentos migratórios, além de vários outros exemplos, mencionando apenas tópicos relacionados com a Geografia. Aprofundando-se um pouco mais, além da definição geral da Cartografia, observamos com frequência na bibliografia que ela é dividida em duas grandes áreas: Cartografia Sistemática e Cartografia Temática. Além do livro específico desta disciplina, sobre esse tema, sugere-se a leitura de IBGE (1999). ​INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. 130 p. Considerando o excerto acima, realize uma pesquisa sobre as duas grandes áreas da Cartografia (Sistemática e Temática) e responda à questão: quais são as características gerais que as diferenciam? Em seu texto, forneça exemplos de produtos cartográficos que são gerados em cada área, bem como de suas aplicações. Orientações: - Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas. - Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. - Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade. - Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
2

A divisão mais ampla da cartografia é em duas áreas distintas:

A cartografia sistemática elabora mapas representando o planeta ou territórios específicos. O mapa-múndi é um exemplo.

  • Segue regras de representação.
  • Em geral são mapas facilmente compreensíveis.
  • Os mapas permanecem válidos por longos períodos.

   

A cartografia temática aplica dados geográficos aos mapas, criando mapas temáticos. Um exemplo são os mapas de densidade populacional.

  • A convenção adotada pode mudar muito de um mapa para outro.
  • Em geral são mapas que precisam ser interpretados.
  • Como alguns dados se transformam continuamente, os mapas podem ser válidos por períodos menores.

 

Sutilezas entre cartografia sistemática e temática

A divisão entre cartografia sistemática e temática é adotada amplamente, porém é mais descritiva do que classificatória. Na prática, a divisão entre ambas é difícil de definir.

  • Nem sempre a atividade cartográfica vai ser facilmente agrupada como exclusivamente dentro de um ou outro tipo.
     
  • Um mapa sistemático vai mostrar um país. Entretanto, a divisão em departamentos ou mesmo países é política, uma questão temática.
     
  • Da mesma forma, certos acidentes topográficos serão mostrados em um mapa sistemático.
     
  • Um mapa temático hidrográfico mostrará bacias. Entretanto, um mapa sistemático também incluirá rios, que são relevantes.

   

Continue aprendendo sobre cartografia aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/2391132

 

#SPJ1

Perguntas interessantes