Uma das teorias que explica a evolução dos organismos defende que a progressão dos arganismos era guiada pelo ambiente. Nesse processo de adaptação, um ou mais árgãos são mais usadas do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam caracteristicas do corpo, e estas caracteristicas adquiridas seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espécies.
Este texto se refere a qual teoria evolucionista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Refere-se à teoria evolutiva de Lamarck, que apoia-se em duas leis propostas pelo cientista: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.
Explicação:
Sabemos que a palavra "evolução" refere-se a nada mais que o processo de modificação que ocorrem em determinadas populações que, acomuladas durante um bom tempo, tomam intensidade tal que fazem com que os cientistas considerem que esses seres vivos dessas populações já não são da mesma espécie que os seres vivos desta mesma população antes das mudanças. Segundo Lamarck, essas modificações ocorriam durante a vida dos animais, onde eles perderiam órgãos que não utilizam, ao passo qie desenvolveriam órgãos que mais utilizavam. O naturalista utilizou o exemplo das cobras: segundo ele, as cobras vieram de um animal que tinha pernas, mas com o tempo parou de utilizá-las, e elas foram aos poucos atrofiando e sumindo. A esta lei dá-se o nome de Lei do uso e desuso. A perpetuação dessas características seria possível através da Lei da herança dos caracteres adquiridos, onde se dizia que estes caracteres adquiridos eram transmitidos de pai para filho.
Hoje em dia sabemos que estás noções, ainda que importantes para o avanço da ciência em uma época dominada pelo criacionismo, não são corroboradas pelos fatos, e o Darwinismo se mostrou mais eficaz frente ao Lamarckismo, suplantando-o durante o curso da história.