Geografia, perguntado por pedroblpdis4z, 10 meses atrás

Uma das questões importantes para se compreender o sistema xinguano é como e quando ele se formou [...].Por volta de 1400 d.C., ocorre uma mudança de escala: as aldeias desse período são maiores e circundadas por grandes estruturas defensivas – fossos com cerca de 10m de largura e 1 a 3m de profundidade, que se estendem por 2 km em torno da área da habitação. Hoje se conhecem quinze sítios arqueológicos com tal sistema de defesa no Alto Xingu, mas é provável que existam outros ainda não descritos. FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005 (adaptado). Os fossos descritos nos sítios arqueológicos revelam acerca da relação do indivíduo com o espaço em que habita,
A) desapego com o mesmo, característica marcante das populações que praticam as migrações sazonais
B) nível de sofisticação da apropriação do espaçoelevado, permitindo a formação de Estados-Nação com limites bem definidos
C) territorialização concreta do espaço, sendo que tais estruturas serviam como limites bem marcados do território.
D) territorialização simbólica do espaço, que se trata de um ponto de partida para a efetivação da territorialização concreta.
E) desinteresse em relação ao espaço ocupado, demonstrado ao agredir o m
esmo com cavidades que poderiam produzir impactos ambientais e prejudicar a agricultura.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
13

A alternativa correta é a C.

Através da demarcação dos espaços nesses territórios, os indígenas do Xingu conseguiam estabelecer fossos para defesa, indicando que existia, de fato, uma territorialização concreta, pois não era de interesse deles que outras tribos invadissem seu espaço.

Esses sítios arqueológicos mostram uma relação de pertencimento daquele determinado espaço, não de maneira simbólica, mas sim real.

Perguntas interessantes