Uma das principais características do Japão é a falta de espaço. O país possui uma área equivalente ao estado de São Paulo, com o agravante de ter mais que o triplo de habitantes. Com dimensões tão diminutas em relação ao tamanho de sua população, o desafio da agricultura fica evidente: como potencializar a oferta de alimentos e diminuir a dependência externa? Observando a imagem anterior, descreva o que poderia ser uma opção
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sabe-se que uma das principais características do Japão é a falta de espaço. Formado por um conjunto de ilhas, o país possui uma área equivalente ao estado de São Paulo, com o agravante de ter mais que o triplo de habitantes. Com dimensões tão diminutas em relação ao tamanho de sua população, o desafio da agricultura fica evidente: como potencializar a oferta de alimentos e diminuir a dependência externa? Uma das respostas parece estar mais perto da cidade do que do campo.
Em Chiyoda-ku, um distrito no centro da capital, Tóquio, um prédio chama a atenção em um movimentado cruzamento: das janelas, brotam galhos e folhagens em direção à rua. Quem entra no edifício, pertencente à Pasona, uma agência de empregos, precisa dar apenas alguns passos para alcançar a sala de cultivo hidropônico de verduras e o arrozal. Sim, há uma fazenda na sede da empresa.