Uma das maiores redes de hortifrutigranjeiros do Brasil lançou uma campanha com o slogan “Aqui a natureza é a estrela”, essa campanha começou a ser veiculada em outdoors, mas não demorou muito para circular na internet, em especial, nas redes sociais. Para podermos ler e entender o anúncio publicitário apresentado, é preciso mobilizar alguns conhecimentos como: o conhecimento de mundo ou enciclopédico, o conhecimento linguístico e o conhecimento interacional.
I. Para entender o cartaz, o leitor mobiliza seu conhecimento de mundo sobre o filme “O diabo veste Prada”, seu conhecimento linguístico quando reconhece que quiabo rima com diabo e também seu conhecimento interacional quando identifica que o papel desse anúncio é chamar atenção dos consumidores por meio do humor.
II. Para entender o cartaz, o leitor mobiliza o conhecimento de mundo sobre o filme “O diabo veste Prada” e seu conhecimento linguístico quando nota a rima de diabo com quiabo e assim pode interpretar o que foi dito, sem necessariamente mobilizar seu conhecimento interacional.
III. Para ler o anúncio publicitário, o leitor nota que trata-se de uma paródia, que paródia são retomadas de outros textos de modo diferente para construir o humor e, assim, chamar atenção e conquistar o consumidor que irá até a Rede Hortifruti.
IV. O leitor interpreta o anúncio, que parece de humor, em seguida, mobiliza seu conhecimento linguístico e a interação com os demais participantes da processo de construção do texto.
V. Como se trata de uma propaganda que é veiculada em redes sociais, são poucos os conhecimentos que o consumidor deve mobilizar para ler e interpretar o que está sendo dito; talvez, ele deva lembrar do filme “O diabo veste Prada”.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I.
b. III e V.
c. II e IV.
d. III.
e. I, II e V.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
73
Alternativa Correta: B-I.
juacydutra:
Apenas a I está correta
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Música,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás