Uma das maiores contribuições de Vygotsky foi o que ele denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Na análise das mudanças cognitivas, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal assume um papel fundamental, que permite abordar o relacionamento existente entre o funcionamento intrapsicológico e interpsicológico. Sobre a ZDP é correto afirmar:
A)
Consiste em um momento intransitório, no qual a criança, potencialmente capaz, consegue solucionar um determinado problema quando está em interação com outra criança.
B)
É aquilo que a criança ainda domina, mas que pode chegar a fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente.
C)
É o "hiato" que existe num determinado indivíduo entre aquilo que ele é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de realizar com a ajuda de outro indivíduo dotado de mais habilidades ou conhecimentos.
D)
É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha, p
Soluções para a tarefa
C) É o "hiato" que existe num determinado indivíduo entre aquilo que ele é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de realizar com a ajuda de outro indivíduo dotado de mais habilidades ou conhecimentos.
A zona de desenvolvimento proximal, atribuída a Vygotsky, diz respeito ao momento de aprendizado em que a criança é capaz de assimilar novos conhecimentos com o auxílio de pessoas com mais conhecimento.
Estas pessoas geralmente são os próprios educadores, que devem considerar esta zona, sobretudo para construir um aprendizado mais significativo.
Resposta:
Letra C,
Explicação:
Embora não consegui ler a letra D completa, ZDP é o meio do caminho da construção do saber , o espaço ou distância entre o que o educando já domina e o que o educador o auxiliará a realizar.