Química, perguntado por laurinha9607, 1 ano atrás

Uma das formas de se identificar a fraude em leite veiculada na notícia acima é a análise do ponto de fusão do produto final. A legislação brasileira permite, como valor máximo, para o ponto de fusão do leite comercializado - 0,512 °C. As amostras desses dois lotes fraudados quando analisadas através da medição do ponto de fusão devem ter apresentado valores
A menores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água diminui a concentração das partículas dissolvidas, aumentando o efeito crioscópico.
B menores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água aumenta a concentração das partículas dissolvidas, aumentando o efeito crioscópico.
C maiores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água diminui a concentração das partículas dissolvidas, aumentando o efeito crioscópico.
D maiores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água diminui a concentração das partículas dissolvidas, diminuindo o efeito crioscópico. E maiores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água aumenta a concentração das partículas dissolvidas, diminuindo o efeito crioscópico.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
7

A alternativa correta é a letra D), que afirma: maiores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água diminui a concentração das partículas dissolvidas, diminuindo o efeito crioscópico. E maiores que -0,512 °C, uma vez que a adição de água aumenta a concentração das partículas dissolvidas, diminuindo o efeito crioscópico.

A fraude no leite consiste basicamente em adicionar água ao produto, com o objetivo de aumentar o volume final da substância (sabendo que a água é bem mais barata do que o leite propriamente dito). Como a temperatura de fusão da água é de aproximadamente 0 ºC, a temperatura de fusão final do todo aumentará (para se tornar mais próximo de 0 ºC).

O efeito crioscópio consiste em adicionar soluto na solução. Com a concentração de soluto diminuirá, o efeito crioscópico diminuirá também.

Perguntas interessantes