Uma das formas de observar o impacto do exercício físico no calor é avaliar o grau de desidratação pela perda de líquido no suor. Para avaliar o grau de desidratação, pode-se utilizar uma equação simples assumindo a variação do peso corporal pré e pós sessão de exercício, descrita a seguir: % Desidratação = [(peso inicial - peso final ) ¿ 100 ]/peso inicial. Dessa forma, quanto maior a desidratação induzida pelo exercício, pior será o funcionamento das funções fisiológicas e dos mecanismos de termorregulação. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
Soluções para a tarefa
Resposta:
F,V,V,V corrido pelo AVA
Explicação:
Resposta:
( F ) A faixa de segurança quanto à porcentagem de desidratação não deve ser maior do que 5% do peso corporal.
(V ) Estima-se que a cada litro perdido no suor, haverá um aumento de 8 bpm da frequência cardíaca no exercício, porém com uma redução de aproximadamente 1 litro/min no débito cardíaco.
( V ) A realização de exercício físico no calor dever ser acompanhado com aior atenção, pois se a temperatura corporal atingir valores acima de 40ºC, sintomas relacionados a hipertermia, distúrbios induzidos pelo calor e choque térmico poderão ser observados.
( V ) Observar as condições ambientais como temperatura e umidade relativa do ar são importantes para uma prática segura do exercício físico, logo, é necessário seguir algumas orientações quanto a ingestão de líquidos nas situações antes, durante e após o exercício físico realizado em ambientes quentes.
Explicação:
F, V, V, V.