Uma das doenças silenciosas que acometem a maioria da população mundial é a hipertensão arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”. A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.
A pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos. Quando a pressão está alta, o coração faz mais força para bombear o sangue, porque com a idade as artérias ficam menos complacentes e oferecem mais resistência à sua passagem.
Esta força pode acarretar em lesões nas paredes das artérias, e resultar em um derrame (acidente vascular cerebral), a insuficiência cardíaca (coração grande) e a insuficiência renal (uremia). A hipertensão é uma das principais causas de doença renal e pode causar paralisação dos rins.
Como descrito no texto, a hipertensão é um problema cardiovascular em que a pressão de saída de sangue do coração na parede das artérias está alta. Um paciente adulto do sexo masculino chega a seu consultório alegando que sofre de pressão alta há anos e precisa de ajuda nutricional para regular a comorbidade. Ao analisar a queixa do paciente, assinale a alternativa que apresenta a conclusão sobre a pressão do paciente:
Alternativas
Alternativa 1:
apresenta o valor de 120 mmHg por 80 mmHg, sendo que o valor maior corresponde à sístole e o valor menor corresponde à diástole.
Alternativa 2:
apresenta o valor igual ou abaixo de 110mmHg por 70 mmHg, sendo que o valor maior corresponde à diástole e o valor menor corresponde à sístole.
Alternativa 3:
apresenta o valor igual ou acima de 140 mmHg por 90 mmHg, sendo que o valor maior corresponde à sístole e o valor menor corresponde à diástole.
Alternativa 4:
apresenta alterações de pressão durante o dia, ficando entre os valores de 110mmHg por 70 mmHg em repouso e 130mmHg por 89 mmHg durante atividade física, sendo que o valor maior corresponde à sístole e o valor menor corresponde à diástole.
Alternativa 5:
apresenta alterações de pressão durante o dia, no entanto o valor de 130 mmHg por 80 mmHg, é o valor com maior constância nas aferições, sendo que o valor maior corresponde à diástole e o valor menor corresponde à sístole.
Soluções para a tarefa
Resposta:
apresenta o valor igual ou acima de 140 mmHg por 90 mmHg, sendo que o valor maior corresponde à sístole e o valor menor corresponde à diástole.
A alternativa que apresenta a conclusão sobre a pressão do paciente é a 3 - apresenta o valor igual ou acima de 140 mmHg por 90 mmHg, sendo que o valor maior corresponde à sístole e o valor menor corresponde à diástole.
A hipertensão arterial sistêmica é a condição médica chamada popularmente de pressão alta. Esses pacientes têm maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e precisam promover mudanças de hábitos de vida, como reduzir o consumo de sódio e outros sais, e aumentar as atividades físicas. Em alguns casos persistentes, deve-se fazer também um controle medicamentoso.
Na aferição da pressão arterial, tem-se dois números que são apresentados, sendo o primeiro sempre maior, pois representa a pressão que o ventrículo faz para bombear o sangue para todo o corpo, enquanto a menor e a pressão que os átrios fazem para preencher os ventrículos. O valor considerado normal é o 120 x 80 mmHg (o popular "doze por oito").
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/30284117