uma das causas da síndrome de burnout está associada às características do trabalho, ou seja, ao ambiente de trabalho que o indivíduo está inserido. sobre essas características, considere (v) para as afirmativas verdadeiras e (f) para as falsas: i. o tipo de ocupação do profissional é um exemplo de característica do trabalho, uma vez que, quanto menos pressão o indivíduo sofrer ao desenvolver suas atividades laborais, maior é a probabilidade de desenvolver a síndrome. a partir desse raciocínio, podemos inferir que o policial, o bombeiro e o professor são profissionais que apresentam menos chances de ter a síndrome. ii. o tempo de profissão pode desencadear a síndrome tanto em profissionais que estão desenvolvendo por um longo tempo a mesma atividade laboral, quanto em profissionais que ingressam no mercado de trabalho, pois estes, por terem pouca experiência na instituição ou mesmo na profissão, podem apresentar dificuldades em lidar com as pressões do ambiente de trabalho. iii. a sobrecarga está relacionada com a quantidade excessiva de demandas, extrapolando a capacidade de desempenho do sujeito. dessa forma, uma vez que este indivíduo é sobrecarregado em suas atividades, poderá apresentar sintomas da síndrome de burnout. iv. a personalidade do profissional é a única causa ligada às características do trabalho no desencadeamento da síndrome de burnout. as variáveis da personalidade podem potencializar os agentes estressores, sobretudo se o trabalhador desenvolve suas atividades laborais intercalando os turnos de trabalho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
F,V,V,F
Explicação:
A primeira afirmação trata sobre a pressão no trabalho e diz que quanto menor a pressão sofrida, maior a probabilidade de desenvolver a síndrome. Como a síndrome de Burnout é, por referência, relacionada ao extremo estresse causado pelo trabalho, essa alternativa está claramente incorreta. Sendo assim, podemos desconsiderar as duas primeiras alternativas de V e F.
A segunda afirmação trata sobre os profissionais que têm maior probabilidade de desenvolver essa síndrome e está correta. Nessa alternativa afima-se que os profissionais que exercem a mesma atividade há anos têm altas chances de burnout, assim como jovens que estão lidando com as pressões do mercado de trabalho pela primeira vez.
Sendo assim, restam 2 sequências de V e F para julgar: a penúltima e a última.
A penúltima afirmação trata sobre a relação entre a sobrecarga de trabalho e o desenvolvimento da síndrome de Burnout, dizendo que são diretamente proporcionais. Como essa afirmação é verdadeira, seleciona-se por exclusão a alternativa F,V,V,F como a final para esta questão.
Resposta: FVVF
Explicação:
FALSA I. O tipo de ocupação do profissional é um exemplo de característica do trabalho, uma vez que, quanto menos pressão o indivíduo sofrer ao desenvolver suas atividades laborais, maior é a probabilidade de desenvolver a Síndrome. A partir desse raciocínio, podemos inferir que o policial, o bombeiro e o professor são profissionais que apresentam menos chances de ter a Síndrome.
VERDADEIRA II. O tempo de profissão pode desencadear a Síndrome tanto em profissionais que estão desenvolvendo por um longo tempo a mesma atividade laboral, quanto em profissionais que ingressam no mercado de trabalho, pois estes, por terem pouca experiência na instituição ou mesmo na profissão, podem apresentar dificuldades em lidar com as pressões do ambiente de trabalho.
VERDADEIRA III. A sobrecarga está relacionada com a quantidade excessiva de demandas, extrapolando a capacidade de desempenho do sujeito. Dessa forma, uma vez que este indivíduo é sobrecarregado em suas atividades, poderá apresentar sintomas da Síndrome de Burnout.
FALSA IV. A personalidade do profissional é a única causa ligada às características do trabalho no desencadeamento da Síndrome de Burnout. As variáveis da personalidade podem potencializar os agentes estressores, sobretudo se o trabalhador desenvolve suas atividades laborais intercalando os turnos de trabalho.