Uma das bases do pensamento político moderno está na legitimidade que o governante deve assumir se deseja exercer o poder. Um governo considerado ilegítimo pelos governados acarretaria a dissolução do Estado. Esta legitimidade seria uma combinação entre virtú (qualidade e habilidade) e fortuna (circunstâncias externas ao poder oficial) sobre a qual o governante deveria saber manter o equilíbrio. Esse pensamento é encontrado na obra de:
A)Adam Smith
B)Nicolau Maquiavel
C)Santo Agostinho
D)John Locke
E) Thomas Hobbes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta letra B
Explicação:
Para ser um bom governante e garantir a legitimidade do poder, é necessário que o líder (ou príncipe) tenha um equilíbrio entre a virtu (coragem, valor, capacidade, eficácia política) que o mais necessário com a furtuna (sorte, acaso, influência das circunstâncias) mesmo que essa última não seja tão essencial, aos olhos de Maquiavel, para ser base da legitimação.
Em relação ao pensamento sobre o exercício de um governante, a alternativa correta é a letra B) Nicolau Maquiavel, isso porque esse trecho do texto está presente em seu livro, "O Príncipe".
Quem foi Nicolau Maquiavel?
Nicolau Maquiavel foi um poeta, historiador, filósofo, diplomata e músico do período do Renascimento. Nasceu no ano de 1469, em Florença na Itália, e ficou famoso por ser considerado o fundador da ciência e política moderna, além de possuir livros e teorias relacionadas ao governo e sua real função.
Filosofia
A filosofia é uma área da ciência que é responsável por estudar sobre as questões gerais da humanidade e fundamentais da existência, além do conhecimento, da razão, do pensamento, do sentimento e entre outros termos. O termo foi desenvolvido na Grécia Antiga, provavelmente por Pitágoras.
Aprenda mais sobre o Nicolau Maquiavel aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6486886
#SPJ2