Sociologia, perguntado por nangelagirl, 1 ano atrás

Uma das áreas, campo de conhecimento e mercado profissional para a educação física, seja enquanto conteúdo escolar ou mercado de trabalho, são as atividades esportivas e/ou de lazer na natureza. Nesse sentido, lanço a seguinte questão? Como o conhecimento sobre o capitalismo pode ajudar nossa área nesse processo? Como os conhecimentos do desenvolvimento sustentável podem fazer parte de nossa atuação? De que forma podemos efetivar um processo de educação ambiental a partir das atividades esportivas e/ou de lazer na natureza?

Soluções para a tarefa

Respondido por mligya
4
Boa noite!

Constantemente tem surgido modalidades esportivas baseadas em atividades na natureza, essas modalidades também se configuram como possibilidades de turismo, lazer, jogos, competições e até mesmo como propostas de temas nas aulas de Educação Física.

O capitalismo contemporâneo evidencia o surgimento de novas possibilidades de práticas físicas, inclusive, este modo de produção pode ser muito útil quando utilizado no sentido de gerar recursos através de páticas sustentáveis ligadas à área. O capitalismo tem como finalidade instalar um modo de produção rentável que gere lucros ao empresário. Diante de atividades realizadas ao ar livre, temos que os recursos básicos como local para prática esportiva já é dado pela própria natureza.


As atividades de aventura surgem em decorrência de uma série de fatores relacionados ao contexto social e ambiental em que vivemos, além da racionalização do tempo, excesso de carga de trabalho e principalmente, pela necessidade de expressão e mudanças no ser humano, o qual tem gana de superar seus próprios limites, contemplar, relaxar e experimentar sensações de prazer e ou liberdade em meio a natureza


Dada a preocupação atual com as questões ambientais e de saúde, temos a possibilidade de casar ambos os assuntos e abordá-los no âmbito da Educação Física. Esta abordagem pode ser feita relacionando o comportamentos de respeito e de preservação do meio natural concomitante com vivências diferenciadas do esporte convencional ou não em meio a natureza.


Existe uma ótima oportunidade de atuação de educadores físicos relacionados à práticas sustentáveis, portanto, conhecer o assunto é primordial para tornar as pessoas mais conscientes. 


Note que atividades esportivas não planejadas na natureza podem interferir negativamente nos fatores ambientais, apesar das práticas parecerem sustentáveis, há possibilidades de ocorrer desequilíbrio nos ecossistemas devido à poluição sonora, construção de infra-estruturas de apoio, lixo, devastação e erosão nos locais utilizados para as atividades.


Portanto, uma proposta que alie a prática de atividades e educação ambiental nas aulas de Educação Física é muito significativa. O ser humano busca por novas sensações junto a natureza, ele é motivado por ela, sendo assim, é importante dar ênfase na ação crítica dos alunos e suas relações com o meio ambiente, desenvolver valores ambientais aliados as prática das atividades.


Os alunos deverão aprender se estão agredindo a natureza e que ela não se torne apenas um local para as atividades, mas que haja uma relação de troca e de respeito com a mesma.


dayanecarolina: e tudo isso a resposta?
Perguntas interessantes