Uma das ações da ditadura militar foi reprimir os estudantes e professores. A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi extinta e proibida qualquer tentativa de ação política. No ensino médio, os centros acadêmicos se tornaram centros cívicos, que funcionavam com as orientações de um professor de Educação Moral e Cívica. Contudo, os estudantes continuaram suas mobilizações, mesmo com o aumento da repressão. A publicação do Ato Institucional n° 5 (AI-5), que retirou as garantias individuais, públicas ou privadas, é um exemplo de aumento de repressão.
Era preciso muita cautela nos movimentos estudantis, em razão da violenta repressão.
Neste Desafio, imagine que você é um estudante desse período histórico e descreva três argumentos para apresentar aos colegas a favor do movimento estudantil, com o objetivo de encontrar apoiadores
Soluções para a tarefa
Dentre três argumentos para apresentar aos colegas a favor do movimento estudantil, pode-se citar:
- Luta de Direitos;
- Educação de qualidade;
- Avanço de pesquisas.
Os movimentos estudantis devem fazer a união para que consigam exprimir sua força na luta de direitos estudantis, de forma a não lutar por interesse individuais, mas sim por interesses e direitos que são do bem comum, promovendo uma educação melhor e justa para todos.
Bons estudos!
Resposta:
Desmobilização política - A ideia de repressão ao movimento é buscar a desmobilização de professores e estudantes para que não haja reflexões criticas sobre o período histórico.
- Escola atendendo ao modelo capitalista - A repressão ainda é uma forma de modificar o modelo educacional, transformando a escola em um instrumento do sistema capitalista, ou seja, formação de mão de obra para atuar em uma concepção empresarial.
- Redução de vaga no ensino superior, que atenderia apenas às elites - Observando os acordos realizados entre MEC e USAID (Ministério da Educação e Cultura e United States Agency for International Development), nota-se o crescente interesse em reduzir a parcela da população na universidade, a qual deveria se formar apenas no ensino médio técnico para atuar nas indústrias que estavam sendo montadas.
Explicação: