ENEM, perguntado por ah159, 11 meses atrás

Uma das abordagens propostas pelo International Water Association (IWA) para contabilizar as perdas reais de água de um sistema de abastecimento é o método da vazão mínima noturna (VMN). Nessa metodologia são realizados uma série de ensaios em campo em uma determinada área de estudo (Distrito de Medição e Controle). Para a contabilização das perdas, essa abordagem está diretamente ligada às pressões na rede de distribuição.



MOTTA, R.G. Importância da setorização adequada para combate às perdas reais de água de abastecimento público. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado Engenharia Hidráulica) – Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 176, 2010.

Um dos fatores que determinam perda real na distribuição é o excesso de pressão na rede. Essa situação é bastante comum em regiões com grande variação topográfica. Assim, o gerenciamento de pressões para a redução de perdas em um sistema de distribuição de água pode ser realizado

Escolha uma:
a.
através da implantação de projeto de setorização que visam alcançar perda zero na rede.

b.
através da implantação de projeto de setorização que visa controlar e reduzir a pressão do sistema.

c.
através da utilização válvulas de redução de pressão (VRP) que visam alcançar perda zero na rede.

d.
através da instalação de DMC que permite acompanhar o comportamento da vazão da rede, porém não permite conhecer o comportamento do consumo de água.

e.
através da utilização de boosters sempre que a pressão atingir valores acima do recomendado pela norma.

Soluções para a tarefa

Respondido por marlloncesar
9

Resposta:

através da implantação de projeto de setorização que visa controlar e reduzir a pressão do sistema. Correto

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Respondido por LarissaMoura3
1

b.  através da implantação de projeto de setorização que visa controlar e reduzir a pressão do sistema.

A International Water Association (IWA) realizou a proposta de uma abordagem que apresenta a finalidade de realizar a contabilização das perdas reais de água de um sistema de abastecimento, tal abordagem é denominada de método da vazão mínima noturna (VMN).

O método da vazão mínima noturna (VMN) envolve a realização de diversos ensaios em campo considerando uma área de estudo chamada de Distrito de Medição e Controle. Tal gerenciamento pode ser realizado a parti da implantação de um projeto de setorização que objetiva o controle e a redução da pressão do sistema.

Bons estudos!

Perguntas interessantes