Uma criança do sexo feminino, com 9 meses e 23dias de vida, é levada à Unidade Básica de Saúdepela avó para consulta de puericultura com oenfermeiro. A avó relata que a criança nasceude parto vaginal a termo, com peso de 3 200 g ecomprimento de 51 cm, e que recebeu aleitamentomaterno exclusivo até o quarto mês de vida,quando a mãe retornou ao trabalho. Atualmente,a criança é alimentada com uma papa salgada euma papa doce por dia, além de fórmula lácteainfantil. A avó relata ganho de peso reduzido dacriança após o desmame; o peso atual é de 6 100 g(-3 ≤ escore z < -2) e a estatura é de 65 cm(-3 ≤ escore z < -2). Informa, ainda, que a criançacomeçou a sentar-se com apoio há cerca de umasemana.Nesse caso, o enfermeiro deveA encaminhar a criança para avaliação médicaimediata; agendar retorno para 30 dias.B reforçar as orientações básicas de alimentação,estimulação e vacinação da criança; agendarretorno conforme calendário mínimo de consultaou de acordo com a rotina da unidade.C investigar fatores relacionados ao atraso nocrescimento e no desenvolvimento da criança;orientar a respeito da alimentação complementaradequada à idade da paciente; agendar retornopara 30 dias.D investigar fatores relacionados ao atraso nocrescimento e no desenvolvimento; orientar arespeito da alimentação complementar adequadaà idade da criança, bem como da estimulação e davacinação; encaminhar a paciente para avaliaçãoneuropsicomotora; agendar retorno para 15 dias.E investigar fatores relacionados ao atraso nocrescimento e no desenvolvimento; orientar arespeito da alimentação complementar adequadaà idade da criança, bem como da estimulação e davacinação; encaminhar a paciente para avaliaçãoneuropsicomotora; agendar retorno para 30 dias.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a (E), em que o enfermeiro deve investigar fatores relacionados ao atraso no crescimento e no desenvolvimento; orientar a respeito da alimentação complementar adequada à idade da criança, bem como da estimulação e da vacinação; encaminhar a paciente para avaliação neuropsicomotora; agendar retorno para 30 dias.
Espera-se que a partir do 7º mês, o bebê se sente sem apoio. Entre 6 e 9 meses, o bebê deve-se arrastar, engatinhar. E entre 6 e 8 meses, que o bebê apresente reações a pessoas estranhas.
A identificação de problemas é imprescindível para o desenvolvimento e para a intervenção precoce do prognóstico das crianças. Sendo assim, são relevantes o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, sendo que os mais importantes são os protocolos.
Bons estudos!