ENEM, perguntado por bellecris8175, 1 ano atrás

Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação. BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977. O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na A contemplação da tradição mítica. B sustentação do método dialético. C relativização do saber verdadeiro. D valorização da argumentação retórica. E investigação dos fundamentos da natureza.

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
1572
Olá,


Neste caso podemos perceber pela análise do texto que ao mesmo tempo que buscavam os ensinamentos e ideias de Sócrates inibiam contato, para que não fossem influenciados e permanecessem com teorias e ideais diferentes, defendendo a sustentação do método dialético, no qual a partir do debate se teria acesso a novas ideais e conhecimentos.


Sabendo disso podemos dizer que a alternativa correta é:


b) sustentação do método dialético.


Espero ter ajudado!
Respondido por larissamagrani
5

O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na sustentação do método dialético (B).

O método socrático

Sócrates preocupava-se com a realidade humana, com a ética e com as virtudes. Sua filosofia girava em torno da verdade e do intelecto, ambas universais.

Sua técnica era baseada na ironia. Sócrates conversava e levava os seus interlocutores a uma refutação natural dos seus critérios padronizados e do senso comum.

A maiêutica socrática, técnica de diálogo de Sócrates, objetiva conceber uma filosofia da ética voltada ao homem.

Saiba mais sobre maiêutica em: brainly.com.br/tarefa/1726265

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes