Elaborada em 1969, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicadas à A valorização de uma representação tradicional da mulher. B descaracterização de referências do folclore nordestino. C fusão de elementos brasileiros à moda da Europa. D massificação do consumo de uma arte local. E criação de uma estética de resistência.
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta correta é a Letra E – Criação de uma estética de resistência.
Para resolver esta questão é necessário considerar dois fatos históricos:
Primeiro, o movimento do cangaço e sua resistência ao poder dos coronéis e combate à fome e miséria no sertão nordestino.
Segundo, a foto de Zuzu Angel foi tirada em 1969, auge da Ditadura Militar contra a qual os movimento de resistência combatiam e denunciavam as torturas e assassinatos de militantes de esquerda.
Assim, fica claro que ao se retratar como Maria Bonita Zuzu Angel estava fazendo um protesto contra o poder dos militares – criando assim uma estética de resistência política.
Pode-se dizer que a alternativa correta está descrita na alternativa E – Criação de uma estética de resistência.
Nesse sentido, podemos concluir que dois fatos históricos devem ser levados em consideração, são eles:
--> o movimento do cangaço e sua resistência em relação ao poder dos coronéis, associado aos movimentos de combate à fome e miséria na região do sertão nordestino.
--> Zuzu Angel foi fotografada no ano de 1969, quando a Ditadura Militar estava no seu auge,
A fotografia de Zuzu Angel fantasiada de Maria Bonita era mais um tipo de
protesto contra o poder dos militares.