Uma companhia siderúrgica de grande porte da região sudeste do Brasil passou os últimos quatro anos por uma fase muito difícil devido a problemas de administração e gestão executiva, uma vez que gestores não tinham funções específicas.
Uma consultoria foi contratada para ajudar a readequar todo o quadro administrativo e definitivamente recuperar a empresa. Após uma grande reestruturação no setor administrativo da companhia, a situação voltou ao normal.
Você é um gestor nesta siderúrgica e uma revista o procurou para fazer uma reportagem sobre a grande reerguida que a companhia fez. O vice-presidente da empresa já havia adiantado à revista que a consultoria contratada aplicou, para os gestores e diretores, a visão de Fayol, pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa estabelecendo de vez funções administrativas e as separando das funções não administrativas.
A revista então quer publicar um trecho da reportagem em que diz que a visão de Fayol foi aplicada com foco na composição dos cinco elementos das funções administrativas. Assim, o jornalista te pede para explicar estes cinco elementos. Em seguida, para a reportagem ficar mais completa, o jornalista pede para você esclarecer de que forma as ações aplicadas na empresa se diferem dos conceitos da visão de Taylor.
Desta forma, com base no conteúdo da disciplina e na situação apresentada, redija um texto que responda as duas perguntas feitas pelo jornalista a você:
a) Quais são os cinco elementos das funções administrativas? Explique cada um deles.
b) De que forma as ações aplicadas na companhia siderúrgica se diferem dos conceitos da visão de Taylor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) As funções são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
O *Planejamento* das ações de uma empresa define os objetivos e quais serão os meios selecionados para atingir os mesmos. Já a *Organização* é composta pela estruturação das atividades, o direcionamento dos relacionamentos dentro da empresa, o recrutamento e a avaliação e treinamento das equipes.
A *Direção* é um processo interpessoal. É nela que o administrador exerce sua liderança, por meio de uma motivação e comunicação efetiva. Por fim, o *Controle* é a função com o objetivo de garantir os resultados desejados. É a avaliação do plano executado e a aplicação de medidas corretivas.
B) Ele acreditava que era necessário racionalizar o trabalho, considerando que esse, por vezes, era realizado de modo intuitivo. Assim, Taylor passou a estudar estratégias que pudessem ser aplicadas no sistema produtivo, tanto na função dos operários quanto na função da gerência.