Biologia, perguntado por rhcpereira2, 1 ano atrás

Uma cobaia fêmea híbrida de pelo preto e crespo (características dominantes) é cruzada com um macho de pelo branco e liso. Qual a probabilidade de nascer um filhote de pelo preto e liso?


Genarooli: Oi, eu fiz uma resposta para tua pergunta, mas na verdade o enunciado está muito esquisito kkk não dá pra saber de certeza se é 1ª lei de mendel ou 2ª lei de mendel... pois o enunciado informa 2 características, o que seria (Aa Aa) para a fêmea e (aa aa) para o macho. Mas, está dizendo que a fêmea é híbrida, e híbrido é mesma coisa que heterozigoto, ou seja é só (Aa).. se a questão estivesse tratando de 2ª lei de mendel seria DIÍBRIDA, mas fala híbrida. O enunciado está mal elaborado!

Soluções para a tarefa

Respondido por ThalitaPedrosa17
3
 AaBb X  aabb - 25 % de chance de nascer um filhote de pelo preto e liso (Aabb)

Genarooli: Oi Thalita, você confundiu as informações, o enunciado diz HÍBRIDO, e você fez um cruzamento DIÍBRIDO, o que é típico da segunda lei de mendel (segregação independente ou diibridismo), resulta naquela famosa proporção de 9:3:3:1 .. típico de segregação independente. Ok. Espero ter ajudado!
Respondido por Genarooli
0
bom, a questão está dizendo que tem características dominantes, e é híbrida, só pode ser Aa. E não fala se ter pelo branco e liso é dominante ou recessivo, então deduzindo pela informação de que ser preto e crespo é híbrido Aa... ficaria..
Aa cruzando com aa
seria 50% Aa e 50% aa... para ser pelo preto e liso, teria de ser (A) = preto e (a) = liso.
seria 1/2 ou seja 50% de chances.
Perguntas interessantes