Uma chapa metálica quadrada, feita de um material de um meteorito, tem área 100cm². Determine a sua nova área, em cm², quando resfriada em 100°C?
Considere que o coeficiente de dilatação linear (α) do material é 1,8 x 10⁻³ °C⁻¹.
Dica: Atenção no coeficiente de dilatação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando se fala em área, recorremos à formula de Dilatação Superficial. É uma fórmula bem simples, pois ela determina que a dilatação linear é dada pelo produto da área, coeficiente de dilatação superficial do material e variação de temperatura experimentada.
Ou seja:
em que:
= Dilatação superficial, ou, variação na área do objeto.
= Área inicial do objeto, ou, área antes de alterada a temperatura.
= Coeficiente de Dilatação Superficial do material, que é igual a 2x ao coeficiente de dilatação linear.
= Variação de temperatura experimentada.
Lembrando que na Unidade internacional de Medidas (IU), utiliza-se para o cálculo envolvendo comprimento espacial a unidade de Metros, logo precisaremos converter os dados fornecidos pela questão.
A escala Celsius, apesar de não ser adotada pela UI, nesse caso não precisa ser convertida para Kelvin, pois como ela é dada em variação, ou, seja, temperatura final menos temperatura inicial, ela não terá diferença com os dados colhidos em Kelvin, considerando que ambas as escalas possuem a mesma proporção, diferenciando apenas o seu ponto 0 referencial.
Portanto, utilizaremos os seguintes dados:
= Desconhecido
=
=
=
Para determinar a nova área, em cm², precisamos descobrir o valor de e somá-lo com o valor de , e, por fim, converter o resultado para a unidade de medida requerida pela questão, cm².
1º Passo, descobrindo :
2º Passo, a nova área em cm²: