Uma carta comercial mal escrita, um e-mail mal estruturado, um comunicado equivocado. Tudo isso faz parte de alguns exemplos de situações que podem ocorrer nas relações organizacionais e, consequentemente, virem a ser os principais causadores de grandes problemas e prejuízos às instituições que acabam pecando ao fazerem uso inadequado da linguagem dos gêneros empresariais. Neste sentido, cabe ao profissional, sobretudo aqueles que lidam diretamente com pessoas, como é o caso dos profissionais de RH, dominarem o mínimo dos gêneros textuais e sua aplicação no contexto organização para que executem uma comunicação adequada e que atende aos seus objetivos
Soluções para a tarefa
Avaliando as afirmativas e considerando a linguagem dos gêneros empresariais, podemos concluir que todas características estão corretas.
Analisando cada afirmativa da questão encontramos: persuasão, frases curtas e objetivas, cuidado com a linguagem, texto coerente. Menções estas que fazem parte das características necessárias.
Gêneros textuais
Com ele conseguimos aplicar, compreender e passar os textos que usamos no nosso dia a dia, seja por sms, aplicativo de mensagem ou artigos que lemos no jornal. Nele priorizamos características que influenciam na nossa comunicação contextual e social. É considerado muito mais do que sua estrutura linguística.
Tipos de gêneros textuais empresariais:
- Requerimento;
- Memorando;
- Declaração;
- Ofício;
- Circular;
- E-mail;
- Relatório;
- Procuração;
- Carta profissional;
- Ordem de serviço;
- Ata.
Esses tipos de gêneros textuais são divididos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
Complemento da questão:
Neste contexto e considerando os estudos da disciplina sobre as características da linguagem dos gêneros empresariais, avalie as afirmativas seguintes.
I. Uma das características da linguagem dos gêneros textuais é a persuasão, em que se busca convencer o receptor sobre as ideias transmitidas.
II. O uso de frases curtas e objetivas contribuem para melhor compreensão, caracterizando objetividade e clareza do texto, desde que informações importantes não sejam deixadas de lado.
III. Uma prática que minimiza conflitos nas interações interpessoais e bom relacionamento com os clientes é o cuidado com a linguagem utilizada, levando-se em consideração as expectativas sociais para fins de manter a comunicação livre de problemas.
IV. Elaborar um texto harmônico, com início, meio e fim implica numa coerência textual e tende a estabelecer um entendimento sobre a compreensão lógica dos sentidos produzidos por parte do emissor e do receptor envolvidos no processo de comunicação.
Entenda mais sobre gêneros textuais aqui: brainly.com.br/tarefa/45480087
#SPJ4