ENEM, perguntado por victorvds, 11 meses atrás

Uma cadeia de fornecimento é um conjunto de empresas interdependentes que formam todo o ciclo de fornecimento de produtos e serviços para o mercado consumidor. Esta cadeia se origina nos fornecedores de insumos e matérias-primas, passando pela empresa transformadora desses materiais em produtos acabados e, finalmente, fechando a cadeia no cliente final. O objetivo é o de adquirir, transformar e distribuir bens ou serviços aos consumidores finais. Para que uma empresa se torne competitiva, deve projetar sua cadeia de fornecimento de forma a torná-la uma vantagem competitiva. Atualmente, visando otimizar suas cadeias de fornecimento, as empresas estão buscando a reestruturação e a consolidação da sua base de fornecedores mediante o estabelecimento de parcerias estratégicas. Para isso, estão firmando contratos corporativos com os principais fornecedores para torná-los “parceiros” do negócio. Esse processo de reestruturação consiste basicamente na redução do número de fornecedores. Visando selecionar àqueles fornecedores que possuem competências ou diferenciais que permitam obter vantagem competitiva junto à concorrência e aos clientes, considere que você será o responsável pela tomada de decisão para a escolha dos principais fornecedores de sua empresa. Certamente esta decisão não deve estar baseada apenas em custos, mas também nas competências e diferenciais competitivos de seus fornecedores no horizonte de longo prazo. Considere que a seleção de fornecedores também pode envolver a decisão entre produzir algo internamente ou comprar produtos com empresas especializadas na produção dos mesmos. Com relação às decisões entre fazer um produto internamente ou contratar uma empresa terceirizada para fornecê-lo, comente sobre as principais razões para se produzir algo internamente, assim como as principais razões para se comprar produtos com outras empresas.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

Olá,

Ao considerarmos uma cadeia de fornecimento e a relação das empresas interdependentes que se estabelece nesse modelo produtivo, podemos considerar suas vantagens e desvantagens.

Ao fazer um produto internamente ou contratar uma empresa terceirizada para fornecê-lo, podemos concluir que:

A terceirização possui como vantagens a redução de custos, visto que a mão de obra será contratada e treinada pela empresa terceirizada, o que exaure a nossa empresa de custos com a folha de pagamento, recrutamento e seleção, tornando o custo unitário dos produtos menor e fazendo com que seja possível concentrar os esforços na elaboração do produto e nas estratégias de alcance do público-alvo.

Da mesma forma, ao fazer um produto internamente, a empresa possui como vantagens o controle total do processo produtivo e verificação imediata da qualidade desses produtos. Entretanto, tem-se os custos diretos com a mão de obra, o vínculo empregatício e exige da gerência a capacidade de organizar e dividir o trabalho no processo produtivo da melhor forma possível.

Acredito que a terceirização seja, normalmente, a melhor forma de produção, exceto quando o empreendedor encontra melhor custo-benefício na produção interna.

Abraços!

Perguntas interessantes