Uma breve conclusão sobre o pensamento político de Platão, Aristóteles e Maquiavel?
Soluções para a tarefa
Aristóteles: Não entendo muito de Aristóteles, mas basicamente, ele prezava pela manutenção da ordem familiar, pois para ele isso seria uma instituição naturalmente estabelecida para que o indivíduo consiga achar as respostas na vida.
Maquiavel: Para analisarmos o posicionamento político de Maquiavel, é necessário entender que suas ideias foram baseadas no contexto da Idade Média, onde o antropocentrismo voltava à hegemonia dos pensamentos, o que questionou e ajudou no declínio do poder teocentrista de Papas e monarcas.
Maquiavel defendia que a honra e poder do homem são virtudes que devem ser valorizadas e perseguidas, entrando em contradição com a visão de vida cristã estabelecida pela Igreja Católica na época: a livração do homem das tentações. O homem deveria lutar pelos seus bens na Terra, sem que nada devesse o impedir. Resumindo, para ele, a ordem moral não devia intervir na prática da política. Maquiavel desassociou a vida política do homem com a moral estabelecida pela Igreja, por isso se tornou um grande nome do Renascimento, no que se diz política.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Espero ter ajudado, mesmo falhando um pouco em Aristóteles. Abraços!