Uma bola com o peso de 5N(P=5N) rola sobre uma mesa, de 80 cm de altura, com uma energia cinética de 0,25J até cair no chão onde continua a rolar:
Qual é o trabalho realizado pelo PESO da bola enquanto esta rola sobre a mesa? (Atenção: verifica se houve ou não deslocamento do ponto de aplicação da Força P) . PS: foto com notas e ilustração
Soluções para a tarefa
Oi, Marcos.
A resposta é zero.
O trabalho para força constante é força vezes deslocamento vezes o cosseno do ângulo entre os dois.
Usa-se o cosseno nessa fórmula porque se o ângulo for , as grandezas são perpendiculares, logo qualquer operação entre as duas tem que dar zero para manter a independência dos eixos.
Cosseno de , que é o ângulo de 90°, é zero, cosseno de 180° é -1 e cosseno de 0° é 1. Além disso, os componentes x e y também dão certo para todos os outros ângulos.
Quando a bola está na mesa, ela está movendo para o lado e a força está para baixo. Essas grandezas estão perpendiculares. Então o resultado tem de ser zero.
Pra isso que a fórmula multiplica as grandezas pelo cosseno do ângulo entre elas. Porque assim quando elas estão perpendiculares elas não alteram uma a outra.
Só o componente paralelo é dado bola :P