Uma boa imagem pessoal não está relacionada à beleza, raça ou tipo físico e sim à adequação para cada situação e local. Respeitar atitudes pessoais e entender que cada um tem seu jeito de agir e pensar são os primeiros desafios da etiqueta profissional, pois no mesmo espaço, sempre teremos pessoas de níveis diferenciados de experiências; e independente disso, devemos sempre nos dedicar a entender o outro e também a buscar atualização sobre o assunto. São dicas de etiqueta profissional: I-Sempre que chegar ao um ambiente, cumprimente as pessoas que lá já estão e da mesma forma responda ao cumprimento daqueles que chegarem. II-Atrasos constantes são imperdoáveis; seja pontual em seus compromissos e respeite os horários. III-Respeite o horário de trabalho; deixe os assuntos extraprofissionais para os horários propícios. IV-Ao conversar, procure se manter próximo do seu interlocutor, procure falar baixo para evitar que outras pessoas escutem. Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Ciao, amigo(a)!
Abaixo, segue a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I-Sempre que chegar ao um ambiente, cumprimente as pessoas que lá já estão e da mesma forma responda ao cumprimento daqueles que chegarem.
CORRETO. Na prática, o cumprimento representa um ato de educação e gentileza. Como retribuição pelo cumprimento (gentileza) - que pode ser com um aperto de mão -, o profissional também será cumprimentado por outras pessoas.
II-Atrasos constantes são imperdoáveis; seja pontual em seus compromissos e respeite os horários.
CORRETO. A pontualidade é um aspecto positivo na carreira de qualquer profissional. Nesta lógica, as empresas valorizam profissionais pontuais e que sejam capazes de entregar resultados no tempo certo.
III-Respeite o horário de trabalho; deixe os assuntos extraprofissionais para os horários propícios.
CORRETO. No ambiente de trabalho, o foco deve ser voltado para o alcance das metas do dia, que são representadas pela execução das tarefas e processos.
IV-Ao conversar, procure se manter próximo do seu interlocutor, procure falar baixo para evitar que outras pessoas escutem.
ERRADO. O ideal é conversar com um tom de voz em que locutor (quem fala) e interlocutor (quem escuta) fiquem à vontade para discutir ideias.
Até logo!
Alternativa 2:
As alternativas I, II e III, estão corretas.