uma amostra de uma substancia inicialmente solida foi aquecida em laboratório, submetida a pressão atmosferica constante de uma cidade a nivel do mar. O gráfico abaixo representa a variação da temperatura em função do tempo, durante a realização do experimento.
(por favor, ignorar oq eu escrevi da lápis na folha)
Soluções para a tarefa
1) Ponto A, -60ºC.
2) A-B: a substância está no estado sólido e sua temperatura está aumentando com o passar do tempo;
C-D: a substância está no estado liquido e sua temperatura está aumentando com o passar do tempo;
E-F: a substância está no estado gasoso e sua temperatura está aumentando com o passar do tempo;
3) As temperaturas ficam estáveis em -20ºC e 80ºC, respectivamente.
4) Sólido (trecho AB), Líquido (trecho CD, Vapor (trecho EF)
5) No ponto B, a fase da substância não é nem somente sólida, nem somente líquida. É uma fase de transição em que há, concomitantemente, os dois estados físicos ao mesmo tempo. E, tbm, assim como no ponto C, a diferença é que neste ponto, haverá mais a fase Líquida que Sólida. Já no trecho BC é justamente a transição de fases, em que o calor latente de fusão ou solidificação agem nesse trecho.
6) No ponto De há tanto a fase Líquida quanto a Sólida, assim como no ponto E. Já no trecho DE, há a transição de fases, por meio do calor latente de vapoização, ou de condesação, sem mudança de temperatura.
7) -20°C é a temperatura de fusão
8) O experimento não foi disposto, todavia é possível dissertar sobre a temperatura de ebulição de um modo generalista. A temperatura de ebulição da água é cem graus Celsius à pressão atmosférica de 1 atm.
Consequentemente, a temperatura de ebulição de uma determinada substância irá depender de alguns fatores, como por exemplo a própria pressão atmosférica empregada e a composição inerente a substância escolhida para estudo.