História, perguntado por znoflesy, 11 meses atrás

Em um antigo documento egípcio, um pai dá o seguinte conselho ao filho:

"Decide-te pela escrita e estarás protegido do trabalho árduo de qualquer tipo; poderás ser um magistrado de elevada reputação. O escriba está livre dos trabalhos manuais [...] é ele quem dá ordens [...]. Não tens na mão a palheta do escriba? É ela que estabelece a diferença entre o que és e o homem que segura o remo."

.

A partir do texto, comente sobre a importância do domínio da escrita nas sociedades antigas.

Soluções para a tarefa

Respondido por DavidCordeiro97
17

Resposta:

Explicação:

Nas sociedades mais antigas a grande parte da população não sabia escrever e que sabia escrever teria uma vida sem um trabalho que use a força no caso do espigo que sabia escrever eram os escribas eles tinham de ler e escrever e falar era um trabalho muito melhor do que os outros

Respondido por ademiro81
3

Resposta:

O texto remete as Civilizações da Antiguidade Oriental como o Egito. A escrita era fundamental para os negócios do Estado como na administração e no judiciário. A escrita sem dúvida era um fator importante de distinção social e de privilégio. O próprio texto afirma que escolher o caminho da escrita é fugir do trabalho árduo e ter uma possibilidade de ascensão social, de elevada reputação. Os escribas eram os profissionais responsáveis para escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações, etc. Como poucos sabiam escrever, possuíam destaque social. Geralmente, os escribas eram funcionários reais que deveriam anotar as ordens do superior.  

Perguntas interessantes