Química, perguntado por ueum, 1 ano atrás

Uma amostra de enxofre contendo impurezas, ao ser analisada, apresentou 64% de enxofre (em massa). Qual a massa dessa amostra que deveria ser empregada para se obter 12,8 toneladas de SO2? 

Ajuda aí galera por favor, valendo 10 pontos ...

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
6
   Olá! Pelo enunciado, temos que a pureza do enxofre é de 64%. Isso significa dizer que, pegando uma amostra de 100g, 64g seriam de enxofre puro e o resto de impurezas.

   A massa de enxofre presente na amostra, após submetida a uma reação, permanecerá a mesma, mas se apresentará de outra forma, no caso, de SO²

   O exercício nos pede 12,8 t de SO², composto do qual o enxofre faz parte. Dessa forma, devemos primeiro calcular a massa de enxofre puro que existe na forma de SO², para então relacionar sua massa e porcentagem (64%) com o valor da massa total da amostra.

   Assim sendo, temos que a massa molecular do SO² é de 64g, sendo 50% constituída pelo S ( massa molar = 32g). Sendo assim , em 12,8 toneladas de SO², metade seria de enxofre, seguindo as proporções. Logo, 6,4 toneladas são de enxofre puro das 12,8 t de SO².

   Agora, temos que essas 6,4t de enxofre puro correspondem a 64% da massa da amostra. Para calcular o valor total da amostra, basta fazermos uma regra de três relacionando a porcentagem da amostra com a sua massa, baseada na massa e porcentagem de enxofre puro.

      Massa amostra                                      Porcentagem
                6,4 t   ---------------------------------------   64%
                 x       ---------------------------------------  100%

        6,4 . 100 = 64 . x
                    x = 10 toneladas de amostra

   Portanto, a amostra conta com uma massa total de 10 toneladas.
Perguntas interessantes