Uma ambulância de 15 m de comprimento se desloca a 90 km/h, com a sirene ligada, para atender a uma emergência, numa estrada retilínea de mão única. À sua frente viaja um caminhão-cegonha de 25 m de comprimento a 72 km/h. Ao ouvir a sirene, o motorista do caminhão-cegonha posiciona seu veículo à direita para dar passagem à ambulância. A ultrapassagem começa no instante em que a dianteira da ambulância alcança a traseira do caminhão e acaba quando a traseira da ambulância alcança a dianteira do caminhão. Durante a ultrapassagem a ambulância percorreu a distância de:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta do Renan está correta, mas o caminho não. O problema: nunca que 5/40 é 8. O contrário (40/5) que é, e isso ele não consegue pela fórmula utilizada.
A resolução correta é:
Calculamos a velocidade relativa,
Vr = Vamb - Vceg = 25 - 20 = 5 m/s, já utilizando os valores das velocidades convertidos.
Com isto, temos que descobrir o tempo que a ambulância leva para ultrapassar o caminhão cegonha. Lembrando que a ultrapassagem se dá quando a traseira da ambulância estiver na mesma linha da frente do caminhão cegonha. Em resumo, com esta velocidade relativa, temos que descobrir em quanto tempo leva pra ambulância percorrer 40m (15m da ambulância e 25m do c. cegonha)
S = So + Vt
40 = 0 + 5t
t = 40/5 = 8s tempo que durou a ultrapassagem.
Com esse tempo, encontrado da forma correta, podemos agora encontrar o quanto a ambulância percorreu, aplicando novamente a função horária da ambulância.
S = So + Vt
S = 0 + 25x8 = 200m
Resposta E