Um veículo tem massa de 100kg e uma velocidade de 72km/hoje quando os freios são acionadosempre, desacelerando constantemente e parando em 10s. Calcule a força que os freios aplicam ao veículo até paralo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Seja:
F - Força [N]
m - Massa [kg]
a - Aceleração [m/s²]
v - Velocidade [m/s]
t - Tempo [s]
Sabemos que o carro, de massa igual a 100 kg está se movimentando com uma velocidade de 72 km/h, até que o motorista aciona os freios e, num intervalo de tempo de 10 segundos no qual os freios aplicam uma força contrária ao movimento do veículo, o carro cessa seu movimento. Pela segunda lei de Newton, sabemos que a força aplicada num certo corpo é igual ao produto de sua massa e de sua aceleração, ou seja: F = m×a. Outra coisa que sabemos através das equações do movimento, é que a aceleração de um corpo é dada pela razão entre a variação de sua velocidade e o intervalo de tempo no qual essa variação aconteceu, ou seja: a = .
Apliquemos a primeira equação:
F = m×a
F = 100×a ..... (Equação A)
Para descobrirmos a força dos freios, precisamos primeiro determinar qual sua aceleração. Para isso, utilizaremos a segunda equação:
a =
"Δv" é a variação da velocidade, ou seja: a diferença entre a velocidade final e a velocidade inicial. Seja a velocidade inicial igual aos 72 km/h, então nossa velocidade final será 0 km/h, ou seja: a velocidade que diz que o carro está parado. O problema é que nossas fórmulas só funcionam para o sistema internacional de unidades, e a velocidade nesse sistema tem que ser escrita em metros por segundo, e não em quilômetros por hora. Para converter de km/h para m/s, é só dividir o valor por 3,6. Então:
= 20 m/s
Logo, Δv = (0 - 20), de forma que Δv = - 20 m/s.
Note que o resultado é negativo, justamente porque o carro está desacelerando. Então, se "para frente" temos um resultado positivo, "para trás" nos gera um resultado negativo, certo? Isso fará mais sentido quando calcularmos a aceleração.
"Δt" segue uma lógica parecida ao Δv. A variação de tempo representa qual o tempo necessário para que a variação de velocidade ocorresse, e sabemos que isso foi 10 segundos, então:
Δt = 10 s
Substituindo na equação:
a = , de forma que a = - 2 m/s²
Veja que, tal qual a variação na velocidade, a aceleração também é negativa, o que faz sentido, neh? Digo, se um valor positivo de aceleração implica que o veículo está ganhando uma velocidade de 2 m/s a cada segundo, então um valor negativo diz que o carro está perdendo uma velocidade de 2 m/s a cada segundo, certo?
Bom, agora que temos o valor da aceleração, podemos substituir na Equação A e resolver:
F = 100×a
F = 100×(-2)
F = - 200 N
Novamente, o resultado é negativo, porque o freio está aplicando uma força contrária ao movimento do carro, mas você pode também dizer que a intensidade da força na qual os freios aplicarão sobre o veículo é de 200 N, porém responder unicamente que a força é de - 200 N é preferível.
Espero ter ajudado ^^