História, perguntado por detcho, 1 ano atrás

De acordo com SOARES (2016, p.72) o Movimento Negro, enquanto um movimento social é "a luta dos negros na perspectiva de resolver seus problemas na sociedade como um todo, em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam nos mais diversos espaços sociais". SOARES, Iraneide da Silva. Caminhos, pegadas e memórias: uma história social do Movimento Negro Brasileiro. Universitas Relações Internacionais, Brasília, v. 14, n. 1, jan./jun. 2016, p. 72. Seguindo essas premissas, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O Movimento Negro no Brasil foi formado desde o período colonial, seja em forma de resistência direta como motins, fugas e a formação de quilombos, até de modo indireto por meio da manutenção de costumes e religiosidade. Alternativa 2: O Movimento Negro no Brasil passou a existir a partir do século XX, quando grupos foram organizados como forma de combater a discriminação racial e os preconceitos que dela advém. Alternativa 3: Só podemos considerar como Movimento Negro no Brasil órgãos institucionalizados para fins de combate a discriminação racial em nossa sociedade. Alternativa 4: O Movimento Negro chegou ao Brasil por influência de manifestações culturais iniciadas nos Estados Unidos, como a Black Music. Alternativa 5: O Movimento Negro no Brasil foi influenciado pelos Panteras Negras, um movimento pelos direitos civis iniciado nos Estados Unidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

É correta a alternativa 1.

Em sentido amplo, como determina o texto, o movimento negro é toda organização social dos negros que vise remediar as situações de exclusão social e econômica que são causadas, sobretudo, pelo preconceito racial, e este tipo de movimento é bem anterior ao Século XX.

Neste sentido, os quilombos eram um movimento social e político organizado dos negros contra a escravidão, buscando combater um preconceito, assim como o eram a capoeira ,que  era usada para a defesa pessoal e coletiva do povo negro e a manutenção de crenças e costumes, demonizados pelo processo de colonização, era uma forma de manter viva uma cultura ancestral.

Respondido por rhuanbetaninp5jzyy
2

Resposta:

letra b pg 183

Explicação:

O Movimento Negro no Brasil passou a existir a partir do século XX, quando grupos foram organizados como forma de combater a discriminação racial e os preconceitos que dela advém.

Perguntas interessantes