Um uivo na montanha!
E no breu da noite apareceu o bicho com os olhos grandes, arregalados e vermelhos como brasa, chispando fumaça pelas ventas e bufando igual boi brabo. Era escuro de não se enxergar nada no pasto e o vendaval piorava. O bicho ficou de frente a mim, me olhando como a pensar de que lado morderia primeiro. Eu só tremia com a garrucha enferrujada e sem munição, pensando em meter uma coronhada na cabeça dele. A tempestade vinha que só vendo, as nuvens passavam corridas pela lua cheia e tampavam o alto dos morros. Era chuvisco, era relâmpago, era rimbombar de trovão na serra. Ai, que medo, que dor de barriga, que desespero! Era quinta para sexta-feira, por que eu fui caçar tatu? Para arrumar confusão com o coisa-ruim, com o dito cujo, com o cão. Com o sem-nome que naquela hora tinha se vestido de... LOBISOMEM!!!!
(...) Sabe, o lobisomem é um bicho ladino. Quando ele me viu tremendo todo, começou a babar que achei que fosse me engolir. Aquele pelo dele parecia uma piaçava, todo cheio de carrapatos e de percevejos.
(...) Só sei que o bicho começou a uivar, a uivar tanto que as árvores começaram a fechar as copas de medo. Ficou um silêncio mortal, só o eco do grito do coisa ruim era escutado naquela várzea. Eu estava com a bota cheia de lama do brejo, não dava pra correr muito. Achei que fosse morrer e me pareceu melhor começar a rezar o Credo...
Para se proteger do lobisomem no momento do ataque, (...) basta abrir os braços em cruz e rezar o Credo. Alho e lâmina de facão ou machado também são úteis. Mas, para matar o monstro, deve-se atirar no dedo mindinho do pé dele com bala benta ou bala lambuzada em cera de vela de altar. Aí, já viu, né? Quem é que anda munido dessas coisas? Pelo menos rezar valeu. O animal saiu quase que galopando, fugindo daquelas palavras sagradas. Ele foi para um lado e eu para o outro. E por muito tempo ficamos sem trombar, graças a Deus.
Qual trecho desse texto apresenta o desfecho da narrativa?
“Achei que fosse morrer e me pareceu melhor começar a rezar o Credo...”
“Com o sem-nome que naquela hora tinha se vestido de... LOBISOMEM!!!!”
“E por muito tempo ficamos sem trombar, graças a Deus.”
“Pelo menos rezar valeu.”
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
C
Explicação:N tenho certeza
Respondido por
1
Resposta:
A alternativa correta é “E por muito tempo ficamos sem trombar, graças a Deus.”
Explicação:
É a última frase do texto e explica que eles ficaram sem se trombar por muito tempo, sendo isso o desfecho da narrativa!
Perguntas interessantes
Administração,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Música,
1 ano atrás