Um trem parte do repouso, de certo ponto A, acelerando uniformemente por 10 s até um ponto B. Nesse ponto, o trem começa a desacelerar uniformemente, parando num ponto C situado a 500m de A, 10 s depois de passar por B. Determine: a) A velocidade máxima atingida pelo trem
Soluções para a tarefa
A velocidade máxima atingida pelo trem foi de 50 m/s.
Vamos entender o porquê.
Movimento Uniformemente Variado
É quando um objeto sofre variações na velocidade, aumentando ou diminuindo-a, sob uma aceleração constante e diferente de zero.
Observe a imagem e acompanhe a explicação.
No caso da questão, o trem passa do ponto A ao B em 10 segundos e passa a desacelerar após B até C, levando, também, 10 segundos.
Sabendo que a distância de A a C é 500 m, a partir do tempo decorrido nos três pontos, podemos inferir que a distância de A a B e de B a C é de 250 m.
Nesse sentido, como após B o trem passa a desacelerar, a velocidade máxima será em B. Assim, podemos montar um gráfico da velocidade x tempo, pois temos:
- Vo = 0 porque o móvel parte do repouso.
- ΔS = 250 m (A ⇒ B)
- T = 10 s (A ⇒ B)
Assim, obtemos um triângulo, em que sua área é aproximadamente igual ao ΔS. Com isso, podemos calcular a velocidade máxima através da fórmula da área do triângulo, em que a base será ΔT e a altura será :
Aprenda mais sobre Movimento Uniformemente Variado em: brainly.com.br/tarefa/44785757
#SPJ1