UM TEXTO SOBRE A RELIGIÃO NA PÓS MODERNIDADE, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO ALUNO DE TER ACESSO A ESSE ESTUDO DE ENSINO RELIGIOSO DESDE O ENSINO INFANTIL.
Soluções para a tarefa
RESUMO
O presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre o cristianismo e a educação, levando em consideração o valor cultural do cristianismo em nosso país, bem como suas contribuições à sociedade, abrangendo características históricas e hodiernas dessa polêmica relação. O trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com vistas a levantar discussões sobre um tema pouco abordado. Deste modo, a pesquisa proporciona uma comparação entre as características do ensino de Jesus Cristo e de sua Igreja com o processo educativo na atualidade; aborda temas inerentes ao processo educativo quanto à origem do conhecimento, a difícil relação entre fé e ciência, os métodos de ensino, as concepções de mundo, o papel da religião na sociedade e suas implicações no ensino público e privado e na cultura, perpassando sobre a ação do cristianismo na História da Educação. Demonstrando que o cristianismo em si, não apenas mantém uma relação com a educação, mas, também se constitui em um processo educativo, com objetivos semelhantes aos objetivos da educação laica.
TEM CONTINUAÇÃO
Atualmente existem mais de 2 bilhões de cristãos no mundo (RAMPAZZO, 2004), no Brasil, por sua vez, de acordo com o Censo 2010, estima-se que cerca de 167 milhões de pessoas são cristãs (aproximadamente 87% da população brasileira)3, já o número de ateus no país é menor que 1% da população. Tais dados nos permitem perceber a grandiosidade da influência cristã no mundo e no Brasil, e o quanto a fé cristã faz parte da identidade cultural do povo brasileiro.