Português, perguntado por mysouumlixo, 7 meses atrás

UM TEXTO SOBRE A RELIGIÃO NA PÓS MODERNIDADE, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO ALUNO DE TER ACESSO A ESSE ESTUDO DE ENSINO RELIGIOSO DESDE O ENSINO INFANTIL.​

Soluções para a tarefa

Respondido por UmaPessoaEsperta
0

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre o cristianismo e a educação, levando em consideração o valor cultural do cristianismo em nosso país, bem como suas contribuições à sociedade, abrangendo características históricas e hodiernas dessa polêmica relação. O trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com vistas a levantar discussões sobre um tema pouco abordado. Deste modo, a pesquisa proporciona uma comparação entre as características do ensino de Jesus Cristo e de sua Igreja com o processo educativo na atualidade; aborda temas inerentes ao processo educativo quanto à origem do conhecimento, a difícil relação entre fé e ciência, os métodos de ensino, as concepções de mundo, o papel da religião na sociedade e suas implicações no ensino público e privado e na cultura, perpassando sobre a ação do cristianismo na História da Educação. Demonstrando que o cristianismo em si, não apenas mantém uma relação com a educação, mas, também se constitui em um processo educativo, com objetivos semelhantes aos objetivos da educação laica.

TEM CONTINUAÇÃO


UmaPessoaEsperta: , dialogando com as teorias pedagógicas atuais, e em que outros aspectos o ensino cristão poderia contribuir no pensamento pedagógico. Mesmo assim, eventualmente, esses fatos sobrenaturais são citados, todavia, com o objetivo de extrair as implicações didáticas, visão de mundo e valores éticos do cristianismo e não de defender ou contestar sua veracidade.
UmaPessoaEsperta: O Brasil é um país laico, ou seja, não possui religião oficial, no entanto, é um país multicultural. Sendo assim, devemos perceber a educação como um processo que respeite essa multiculturalidade e a laicidade de maneira dialógica a fim de que favorecer o relacionamento pacífico e respeitoso entre os atores sociais das mais diversas culturas. A escola e a universidade, por sua vez, devem ser espaços capazes de desenvolver esse diálogo, o que não é uma tarefa fácil.
UmaPessoaEsperta: As diversas percepções sobre o ensino de Cristo, possivelmente originaram os diferentes segmentos cristãos, tornando hoje o cristianismo uma cosmovisão heterogênea, destarte, também a sua compreensão tornou-se complexa, primaremos, pois, por discorrer sobre o cristianismo em seus primórdios a partir dos ensinamentos do próprio Cristo, como também das principais vertentes que fazem parte da história e da sociedade brasileira: o catolicismo e o protestantismo.
UmaPessoaEsperta: Para tanto, este trabalho foi organizado em três capítulos. No primeiro discorri sobre a interface educação-cristianismo focalizando a sociedade brasileira, bem como os desafios que a discussão proporciona, uma vez que o cristianismo representa a profissão de fé da grande maioria da população e está intrinsecamente ligado à nossa cultura e nossa história enquanto nação.
UmaPessoaEsperta: Em seguida, apresentei o percurso histórico da relação entre cristianismo e educação enfatizando em alguns momentos a herança educacional que o cristianismo legou à educação pública do nosso país. Já no terceiro capítulo analisei as implicações teórico-metodológicas do ensino de Jesus Cristo de acordo com os Evangelhos Canônicos2, uma vez que Jesus é o personagem central do cristianismo e é reconhecido como mestre por seus seguidores.
UmaPessoaEsperta: Dada a abrangência e a complexidade do tema, não pretendo exaurir a discussão, mas fazer com que a presente pesquisa sirva de instigação a novas, no intuito de aprofundá-la e trazer reflexões acerca de sua importância.
UmaPessoaEsperta: CRISTIANISMO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Atualmente existem mais de 2 bilhões de cristãos no mundo (RAMPAZZO, 2004), no Brasil, por sua vez, de acordo com o Censo 2010, estima-se que cerca de 167 milhões de pessoas são cristãs (aproximadamente 87% da população brasileira)3, já o número de ateus no país é menor que 1% da população. Tais dados nos permitem perceber a grandiosidade da influência cristã no mundo e no Brasil, e o quanto a fé cristã faz parte da identidade cultural do povo brasileiro.
UmaPessoaEsperta: As principais vertentes do cristianismo no Brasil são a Igreja Católica Apostólica Romana e as Igrejas Evangélicas. Ambos os segmentos conferem a sociedade importantes contribuições, visto que cooperam na formação ética do indivíduo e dialogam pela luta dos menos favorecidos, as ONGs associadas às igrejas são algumas das principais ferramentas utilizadas para as suas obras sociais.
UmaPessoaEsperta: A mensagem de Jesus Cristo ainda é pregada com veemência, o que mostra que Deus e a necessidade de transcender não foram aniquilados da mente ou do sentimento das pessoas. De acordo com o Censo 2010, mesmo entre as pessoas com formação superior o número de cristãos é aproximadamente 75%, levando em consideração apenas os católicos romanos e evangélicos.
UmaPessoaEsperta: Também é importante considerar que embora o número de católicos tenha caído nos últimos dez anos, em contrapartida o número de protestantes cresceu no país, manifestando que o fluxo de mudança na posição religiosa da população acontece em sua maior parte dentro do próprio cristianismo. Os cristãos e seus princípios, por sua vez, podem estar inseridos em todas as áreas da sociedade brasileira, modelando a cultura e influenciando comportamentos do modo implícito ou explícito.
Perguntas interessantes