um texto falando sobre empatia
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dicionário Empatia significa: faculdade de compreender emocionalmente um objeto, capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela. Psicologicamente falando Empatia significa a capacidade para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está ligada ao amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando conseguimos sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta em nós a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. Para mim ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções, e essa capacidade de se colocar no lugar do outro que faz com que tenhamos a abertura para ouvir as várias respostas para uma mesma pergunta e entender que não há verdade absoluta. Que a necessidade do outro não é menos importante que a minha. Praticar a empatia requer força de vontade, mas principalmente o desejo de ser uma pessoa melhor e mais humana.
Acredito que a primeira condição para sermos empáticos com os outros é sermos receptivos a nós mesmos, a nossa totalidade, admirarmos mais as nossas qualidades, nos livrando assim de padrões rígidos ou barreiras que nos impedem de fazer um contato mais direto conosco e com o outro, nos tornando assim mais receptivos às diferenças. Reconhecer nossos limites e necessidades é tão saudável quanto querer superá-los.
Empatia
Para ser uma pessoa melhor você deve ajudar muito os necessitados imagine você no lugar de alguem que esta passando fome, tem filhos pra cuidar e não tem onde morar, como VOCÊ se sentiria? Bem? Acho que não, mas olhe com outros olhos quando somos simpáticos, podemos fazer pessoas que passam por dificuldades por exemplo, se alegrar, e podemos até fazer boas amizades, mas quando tivermos empatia, as pessoas querem ficar por perto.
Tem pessoas que preferem ser mais fechadas, e outras que mal esperam chegar o dia seguinte para contar as novidades para os amigos. Na maioria das vezes não temos empatia e nem percebemos e esses atos podem fazer uma diferença marcante em alguém. Manifestar a empatia, principalmente hoje em dia em meio a tantos conflitos do cotidiano, deveria ser um requisito para viver. É preciso ter empatia para perceber que não está sozinho no mundo, ou seja, empatia nos ensina melhorias no comportamento, entendimento sobre nós e sobre os outros, maior bem-estar emocional e melhores relacionamentos, nos tornando menos orgulhosos e egoístas.