Um texto de no máximo 2 folhas sobre a célula animal
Soluções para a tarefa
As células eucarióticas podem ser consideradas parecidas quando nos referimos ao aspecto estrutural e funcional, ou seja, existem diversos membros da composição interna que se assemelham bastante quando comparamos uma célula e outra. Além disso, os mecanismos responsáveis pela produção de diversas moléculas, como proteínas, DNA, entre outros, são basicamente os mesmos. Entretanto, existem diferenças cruciais entre os grupos existentes.
Quando se pensa em célula animal, existe uma tendência em acreditar que é um tipo específico de célula. Isso é um impulso que pode levar ao erro. Veja bem, nos seres humanos existem hepatócitos , osteócitos, adipócitos, células epiteliais, entre diversas outras. Assim, quando levamos em consideração todos os organismos vivos que são formados por esse grupo celular, esse número de tipos de células aumenta muito. Dessa forma, é correto afirmar que célula animal se trata de uma classificação geral de um grupo para diferenciá-lo de outro, o das células vegetais.
Esquema de uma célula animal e suas organelas. Ilustração: master24 / Shutterstock.com [adaptado]
Esquema de uma célula animal e suas organelas. Ilustração: master24 / Shutterstock.com [adaptado]
As células animais são todas aquelas que compõem os seres vivos de todos os filos do grande reino Animalia. Esse grupo é feito por células eucarióticas, compostas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo verdadeiro separado do restante pela carioteca. Imersas no citoplasma, existem diversas organelas membranosas e não membranosas, como mitocôndrias, complexo de Golgi, lisossomos, centríolos etc.
Embora ambas sejam células eucarióticas, como citado anteriormente, existem algumas diferenças entre a célula animal e a célula vegetal. Com relação à região externa da membrana plasmática, não há a presença de uma parede celular nas células animais, como ocorre nas vegetais. O que frequentemente é encontrado nessa área é o glicocálix. Essa estrutura se trata de um envoltório associado externamente à membrana plasmática que confere certa resistência sem tornar a estrutura rígida. Além disso, o glicocálix fornece capacidade de reconhecimento celular, barrar agentes do meio externo e reter moléculas de importância para célula, como nutrientes.
Com relação à parte interna da membrana plasmática é possível citar outros pontos que diferenciam os grupos. Nos seres vegetais existem plastídios pigmentados responsáveis pela fotossíntese denominadas cloroplastos. Diferentemente dessas, as células animais não possuem plastos ou plastídios. Isso se mostra bastante razoável uma vez que os animais são seres heterótrofos e não autótrofos. Outra diferença interna reside nos vacúolos citoplasmáticos. Ambos os grupos têm essa estrutura, entretanto nas células animais elas se apresentam com o tamanho muito inferior às das vegetais.
Além das supracitadas, podem ser mencionadas outras divergências na configuração. As células, de maneira geral, têm a capacidade de realizar uma reserva de energia na forma de algum açúcar complexo. No caso dos animais, esse polissacarídeo é o glicogênio, enquanto nas vegetais a forma que ele se apresenta é o amido. Também no sentido de existirem duas estruturas diferentes para exercer a mesma função, em ambos os grupos existe o trânsito de moléculas por algum tipo de conexão entre as células justapostas. Nas células animais, essas estruturas se chamam junções comunicantes e nas vegetais plasmodesmos.
Enfim, a classificação de células em animais e vegetais é uma forma de diferenciar dois grandes grupos. Isso é feito para que as células sejam agrupadas em função de suas características para, então, se tornar mais fácil a compreensão e o estudo dos organismos.
A célula animal é a unidade básica da vida em organismos do reino Animalia. São células eucarióticas, o que significa que eles têm um núcleo verdadeiro e estruturas especializadas chamadas organelas que desempenham diferentes funções. Plantas, fungos e protistas têm células eucarióticas, enquanto as bactérias e arqueias possuem células procarióticas mais simples. As células animais, diferentes das células vegetais, não possuem paredes celulares ou cloroplastos, a organela que realiza a fotossíntese,Funções das células de animais
As células realizam todos os processos do corpo, incluindo produzir e armazenar energia e produzir proteínas, que são moléculas que têm papéis no metabolismo, replicação do DNA e transporte de outras moléculas.
As células animais são altamente especializadas para realizar tarefas específicas. Por exemplo, o coração possui células musculares cardíacas que batem todas ao mesmo tempo, e as células do trato digestório têm cílios, projeções em forma de dedo que aumentam a área de superfície para a absorção de nutrientes durante a digestão.
Múltiplas células formam tecidos, que são grupos organizados de células que desempenham uma determinada função. Por sua vez, grupos de tecidos semelhantes formam os órgãos do corpo, como o cérebro, os pulmões e o coração.
Os órgãos trabalham juntos em sistemas de órgãos, como o sistema nervoso, sistema digestivo e sistema circulatório . Os sistemas de órgãos variam dependendo da espécie de ser vivo em questão. Por exemplo, os insetos têm sistemas circulatórios abertos, onde o sangue é bombeado diretamente nas cavidades do corpo e envolve seus tecidos.
Vertebrados, como peixes, mamíferos e aves, por outro lado, têm sistemas circulatórios fechados; seu sangue é fechado dentro de vasos sanguíneos onde ele viaja para os tecidos alvo. As células são os “blocos de construção” dos sistemas de órgãos
Estrutura celular animal
A célula possui uma variedade de estruturas diferentes. Contém muitos tipos diferentes de organelas especializados que realizam todas as suas funções. Nem todas as células animais têm todos os tipos de organelas, mas, em geral, as células animais contêm a maioria, senão todas as organelas seguintes.
Nas células animais, os ribossomos podem ser encontrados livremente no citoplasma de uma célula, ou ligados às membranas do retículo endoplasmático .
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático (RE) é uma rede de sacos membranosos chamados cisternas que se ramifica da membrana nuclear externa. Ele modifica e transporta proteínas que são feitas por ribossomos. Existem dois tipos de retículo endoplasmático, liso e rugoso.
Vesículas
As vesículas especializadas chamadas lipossomas contêm enzimas que digerem grandes moléculas como carboidratos, lipídios e proteínas em pequenas, para que possam ser usadas pela célula.
Uma característica marcante que difere uma célula animal de uma vegetal é a ausência de parede celular. Pode-se também diferenciar a célula animal de uma bactéria, pelo fato da célula animal não possuir parede celular.
Termos relacionados a célula animal
Célula eucariótica – Uma célula relativamente grande com um verdadeiro núcleo e organelas.
Célula procariótica – Uma célula relativamente pequena sem núcleo verdadeiro e sem organelas, exceto os ribossomos.
Organela – Uma estrutura especializada dentro de uma célula que desempenha uma função específica.
Mitose – O processo pelo qual uma célula eucariótica se divide.