Pedagogia, perguntado por leehnayaraa, 8 meses atrás

06 – Atualmente, o Brasil pode ser considerado um Estado laico. Ainda assim, percebemos uma forte

influência dos grupos religiosos na sociedade. Observe os exemplos citados e explique se eles

ferem ou não a laicidade, e o porquê.

Proibir que

pessoas usem

símbolos

religiosos.

Fere a laicidade? ( ) Sim ( ) Não

Por que?

Exigir que alguma

religião mude suas

regras de conduta.

Fere a laicidade? ( ) Sim ( ) Não

Por que?

Permitir

manifestações

religiosas.

Fere a laicidade? ( ) Sim ( ) Não

Por que?

Exigir que todas

as pessoas sejam

da mesma religião.

Fere a laicidade? ( ) Sim ( ) Não

Por que?
43

Uso de trajes que

façam referência à

religião em locais

públicos.

Fere a laicidade? ( ) Sim ( ) Não

Por que?

Obrigar uma pessoa

a agir contra seus

princípios religiosos.

Fere a laicidade? ( ) Sim ( ) Não

Por que?​

Soluções para a tarefa

Respondido por AdrianoGamerLD
386

Resposta:

Explicação:

Faltou as 2 ultimas de cima

5)não, as roupas nao fazem mensao a nenhuma religião

6)sim)o pais e livre para terem a religiso que quiserem menos as que fazem sacrificios malignos


M3SS1: Vlw
yasmimgarcias96: obgda ☺❤
tialoreh2315c: Obgda ❤️
dorabeatriz35: obrigada ❤️❤️
larissavitoria5842: Valeu ♥★
vl0209175: amemm
Respondido por Matheusieti
1

1 - Sim. Ferem. Pensar no Estado Laico é entender que a pluralidade religiosa é fundamental para nossa sociedade e com isso, diferentes condutas e valores também acabam sendo incluídos na forma como a sociedade dialoga com essas religiões.

A contribuição da pluralidade religiosa é enorme, pois carrega traços de outras culturas, assim como costumes, valores, e interpretações passadas ao longo das gerações, e, beneficiando milhares de pessoas, onde todos podemos fazer parte de qualquer religião, e, utilizar seus signos como desejarmos.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/28474023

2 - Sim. Ferem. Cada religião possui seus valores, como por exemplo: a religião budista é uma doutrina espiritual que nasceu no oriente sendo dividida em dois ramos, sendo um, a escola mais antiga do culto budista a Theravada e do Budismo Tibetano, Mahayan; Seus ensinamentos mais básicos são:

O homem deve evitar o mal;

O homem deve praticar o bem, etc.

Mudar esses dogmas e condutas que fazem parte dessa religião/filosofia de vida, é o mesmo que não respeitar sua existência e os seguidores que fazem parte desse grupo, seja ele uma instituição religiosa como a igreja, um templo, um centro, ou um terreiro. Todos merecem ser respeitados.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22387934

3 - Não. As manifestações religiosas possuem sua importância, principalmente para as religiões de menor expressão numérica quando comparamos por exemplo as religiões de matriz africana e a maioria evangélica/protestante.

Respeitar o direito de manifestar é uma atitude que faz jus ao estado laico. Por fim, a religião atua como a cultura religiosa, tendo como pilar um Deus, e, assim a partir de suas doutrinas, ela não pretende esclarecer o mistério do homem e sim, quer aprofundar e confirmar esse mistério.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22429626

4 - Sim. Fere. Exigir que todos os indivíduos façam parte de uma mesma religião, é ignorar nossos traços culturais e colonizar um país, como no caso da Companhia de Jesus com os índios, que possuíam seus valores, dogmas e tradições que passaram a ser erradicadas com a introdução dos valores europeus e da igreja católica.

A partir disso, o Estado Laico surge com uma série de acontecimentos desencadearam na queda da igreja como parte das decisões políticas do estado, sendo um marco para a quebra dos paradigmas do passado.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/5960181

5 - Não ferem. Todos temos o direito de utilizar as vestimentas/roupas que quisermos.

O Estado Laico permite que um umbandista utilize seu turbante no transporte público, assim como permite que o padre ande com suas roupas características.

Respeitar a forma como nos vestimos, nossas linguagens, signos e códigos, é um fator que o Estado Laico defenda, mas infelizmente o preconceito acaba prejudicando, onde vemos a intolerância religiosa.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/30760639

6 -  Fere. a intolerância religiosa é um fator que contribui para o ódio e a repulsa por parte das minorias, prejudicadas com costumes que nos foram passados há séculos e impedem por exemplo uma candomblecista utilizar turbante ou guias na rua. Esse tipo de atitude é preconceituosa.

A intolerância religiosa pode ser entendida como uma forma de repúdio de uma religião para outra e dentre os principais motivos podemos destacar: A necessidade de expansão de uma religião se sobrepondo sobre outras; A falta de crença e desrespeito de uma religião com outra; A não compreensão dos valores de uma determinada religião, entre outros motivos.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/18090782

Anexos:
Perguntas interessantes