Um técnico em eletricidade estava restaurando um aparelho eletrônico e se deparou com um capacitor de capacitância 15 pF queimado. Ele procurou esse capacitor nas lojas especializadas em produtos eletrônicos e não o encontrou, mas encontrou capacitores de 10 pF. Resolveu comprar três desse capacitor e associá-los para conseguir a capacitância equivalente de 15 pF. De que forma esses três capacitores de 10 pF devem ser associados para substituir o capacitor de 15 pF? A. Com os três capacitores em série. B. Com os três capacitores em paralelo. C. Com três capacitores não é possível substituir aquele queimado. D. Com dois capacitores em série e o conjunto em paralelo com o terceiro capacitor. E. Com dois capacitores em paralelo e o conjunto em série com o terceiro capacitor.
Soluções para a tarefa
É possível obter uma capacitância de 15 pF D) com dois capacitores em série e o conjunto em paralelo com o terceiro.
Como associar os capacitores de 10 pF para se obter 15 pF?
Se termos capacitores de 10 pF, podemos fazer associações para obter uma capacitância equivalente de 15 pF. Tendo em vista que nas associações em paralelo, a capacitância equivalente é igual à soma das capacitâncias e nas associações em série, a soma das inversas das capacitâncias é igual à inversa da capacitância equivalente.
Se associarmos os três capacitores de 10 pF em paralelo, obteremos C=10pF+10pF+10pF=30 pF, e se associarmos em série estes capacitores obteremos:
Devemos fazer uma associação mista, então, associando dois capacitores em série temos:
Se associarmos agora esse conjunto de capacitores em paralelo com o terceiro capacitor de 10 pF, podemos obter Ceq=10pF+5pF=15pF.
Saiba mais sobre as associações de capacitores em https://brainly.com.br/tarefa/31692024
#SPJ1