Um sistema é formado por um disco com um trilho na direção radial e um bloco que pode se mover livremente ao longo do trilho. O bloco, de massa 1 kg, está ligado a uma mola de constante elástica 300 N/m. A outra extremidade da mola está fixa em um eixo vertical, perpendicular ao disco, passando pelo seu centro. Com o sistema em repouco, o bloco está na posição de equilíbrio, a uma distância de 20 cm do eixo. Um motor de potência 0,3 W acoplado ao eixo é ligado no instante t = 0, fazendo com que todo o conjunto passe a girar e o bloco, lentamente, se afaste do centro do disco. Para o instante em que a distância do bloco ao centro é de 30 cm, determine a) o módulo da força F na mola; b) a velocidade angular ω do bloco; c) a energia mecânica E armazenada no sistema massamola; d) o intervalo de tempo Δ t decorrido desde o início do movimento. Note e adote: Desconsidere a pequena velocidade do bloco na direção radial, as massas do disco, do trilho e da mola e os efeitos dissipativos.
Soluções para a tarefa
a) A força F na mola é de 30 N.
A determinação da força elástica da mola é realizada a partir da lei de Hooke:
F = k x = k ( - )
F = 300 (0,30 - 0,20) (N)
F = 30N
b) A velocidade angular ω é de 10 rad/s.
O bloco, em situação final, apresentará movimento do tipo circular uniforme e a força a ser aplicada pela mola é do tipo resultante centrípeta. Sendo assim:
F = = mω²R
30 = 1 . ω² . 0,30
ω² = 100 (SI)
ω = 10 rad/s
c) A energia mecânica E é de 6,0 J.
A soma entre a energia cinética do bloco e a energia elástica da mola corresponde à energia mecânica armazenada no sistema.
E = m V² / 2 + k x² / 2
V = ωR = 10 . 0,30 (m/s)
V = 3,0 m/s
E = 1 . 9,0 / 2 + 300 / 2 (0,1)² (J)
E = 4,5 + 1,5 (J)
E = 6,0 J
d) O intervalo de tempo é de 20 s.
É preciso considerar que a potência do motor equivale à razão entre a energia transferida para o sistema e o tempo gasto:
P = E / Δt
Δt = E / P = 6,0 / 0,3 (s)
Δt = 20 s
Bons estudos!