Um sistema com pequenos cubos (pequenos o suficiente para serem considerados massas pontuais) estão conectados por um cabo ideal (com zero massa e inextensível), cada cubo está a uma distância a do próximo. Suponha que dos cubos estão dispostos em um plano situado em um penhasco muito alto ( muito menor que a altura do penhasco) e os outros dois estão inicialmente pendurados e guiados por uma canaleta, para que enquanto um cubo estiver em queda todo seu movimento estar paralelo ao campo gravitacional. Em um momento o sistema é liberado e os quadrados começam a cair em linha reta. Considere a aceleração gravitacional constante e com módulo . Despreze qualquer efeito dissipativo.
a) Em um instante , instantaneamente após blocos estarem em queda (), qual é o módulo da velocidade dos blocos? Use conservação de energia para resolver esta alternativa.
b) Quanto tempo levará entre o instante e o instante em que o próximo bloco começará a cair? Não é necessário substituir a velocidade encontrada em (a), apenas indicar no exercício anterior.
c) Calcule explicitamente o trabalho que a força de tração aplicada no último bloco exerce até o momento que o bloco de sua frente caia. Considere a massa do bloco como . Calcule explicitamente usando a fórmula integral para o trabalho.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
eu também preciso dessa
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás