Um resumo da Privatização do petróleo, dizendo quais são os lados bons e ruins
Soluções para a tarefa
A Petrobrás, criada em 1953, é uma empresa de capital aberto, cujo maior acionista é o governo do Brasil. Possui 83 mil empregados, faturamento de mais de U$145 bilhões e uma queda de R$21 bilhões nos lucros em 2012
Lados ruins:
1- Inflação : Como a Petrobras tem influência do governo, este pode usá-la para impedir subidas nos preços dos combustíveis. Assim o governo beneficia toda a população, pois o dono de automóvel economiza no preço que enche o tanque e o pobre economiza no preço dos produtos distribuídos através de veículos movidos a gasolina.
2- O petróleo é nosso : A Petrobras acaba investindo milhões em pesquisas, em publicidade, nos esportes, na cultura, etc. Se a Petrobras fosse privatizada, todo esse investimento acabaria sendo destinado apenas para atividades mais lucrativas. Logo, a privatização prejudicaria o Brasil. A empresa é nossa. O setor é importante e tem que estar nas mãos do brasileiros.
3- Privilégio : É um privilégio do brasileiro ter uma empresa grande, arrojada e competitiva com a Petrobras como uma estatal. Isso cala a boca daqueles que creem que é impossível haver uma empresa estatal entre as melhores do mundo.
Lados bons:
1- Lucratividade : Rockefeller já dizia: o melhor negócio do mundo é uma empresa de Petróleo bem gerida, o segundo melhor negócio é uma empresa de Petróleo mal gerida. Como podemos observar, o Petróleo a principal fonte de energia do nosso tempo, logo, sua importância econômica é vital. Mesmo assim, os lucros da Petrobrás não param de cair.
2-Preço da gasolina : O uso da Petrobras para diminuir o preço da gasolina é ineficiente. No Brasil o preço do litro da gasolina é de U$1,58; no EUA, 0,79; na Rússia, 0,84; na China, 1,11; na Índia, 1,15. Ou seja, mesmo subsidiando o preço da gasolina, o governo não consegue fazer com que o preço da gasolina seja tão baixo quanto em outros países produtores. Isso mostra como a monopolização e o serviço ineficiente da Petrobras acaba prejudicando toda a nação quando oferece petróleo a um alto preço.
3- Lucratividade : A Petrobras é a empresa do setor com a menor rentabilidade, 9,17%. Isso mostra como a empresa precisa de muito para lucrar pouco. Logo, é uma empresa na contramão do sucesso.