História, perguntado por raimundogomes62, 1 ano atrás

um resumo completo sobre Martinho Lutero

Soluções para a tarefa

Respondido por maria97257
9
Martinho Lutero

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico, alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI.

Martinho Lutero (1483-1546) nasceu na Turíngia, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Com dezoito anos ingressou no curso de Direito na Universidade de Erfurt, mas em 1505 desiste da carreira para entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt. Estudando as Escrituras Sagradas concluiu que toda a humanidade é pecadora por natureza, mas que Deus escolhe alguns para a vida eterna e os dota de graça para levarem uma vida justa.

No dia 30 de outubro de 1517, Martinho Lutero revoltado com a venda de indulgências feitas em nome do Papa Leão X, fixa na porta da Matriz suas 95 teses sobre a venda de indulgências. Em pouco tempo se tornou claro que as teses de Lutero exprimiam os sentimentos de boa parte da população que achava difícil viver sob a tutela da Igreja.

Martinho Lutero, sob a proteção do príncipe Frederico da Saxônia, recusou o pedido de retratação e deu início a uma campanha aberta dentro da própria Igreja. Em 1520, Lutero queimou publicamente a bula papal, que dava sessenta dias para uma completa retratação, e foi excomungado.

A Alemanha estava à beira de uma Guerra civil. Em 1521, Lutero é obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Ocupa-se em traduzir a Bíblia para o alemão permitindo que todos tivessem acesso e pudessem interpretar livremente a Sagrada Escritura.

Na formulação de suas doutrinas, Lutero teve alguns colaboradores. Alterou o cerimonial da missa, substituiu o latim pelo alemão e passou a rejeitar todas as hierarquias eclesiásticas, desde padres, bispos arcebispos e até Papa. O homem comum poderia comunicar-se diretamente com Deus. Renegou a interpretação oficial da Bíblia. Os sacerdotes obtiveram permissão para contrair matrimônio, e ele próprio casou-se com uma ex-freira, em 1525.

Martinho Lutero morreu no castelo de Frederico, Príncipe da Saxônia, no dia 18 de fevereiro de 1546.



Perguntas interessantes