Um relógio de cucu, em que o cucu pesa 200g, vibra horizontalmente sem atrito no extremo de uma mola horizontal, para a qual k=7N/m. O cucu fechado no relógio está a 5cm da sua posição de equilíbrio. Determine: a) A sua velocidade máxima. b) A sua velocidade quando está a 3cm da sua posição de equilíbrio. c) Qual é o valor da aceleração em cada um dos casos anteriores?
Soluções para a tarefa
A energia potencial elástica armazenada pela mola quando o cuco está fechado é:
Joules
Quando o cuco passar pela posição de equilíbrio ele terá convertido toda sua energia potencial elástica em energia cinética e por isso terá a maior velocidade possível.
Com isso temos que sua velocidade será:
O sinal de indica que o cuco pode estar tanto voltando pra dentro do relógio ou saindo para fora, dependendo de qual direção nós tomamos como positiva. Nesse caso tomaremos o módulo da velocidade e com isso a velocidade máxima do cuco será de m/s
Quando o cuco estiver a 3 cm da posição de equilíbrio, ele irá possuir tanto energia potencial elástica quanto energia cinética.
Pela lei da conservação de energia, a energia mecânica total do sistema se conserva. Nesse caso, a soma da energia cinética com a energia potencial elástica em qualquer ponto da trajetória do cuco deverá ser constante.
Na posição quando o cuco está fechado foi calculado que a energia potencial elástica do cuco é de Joules. Como neste caso ele está parado, não há energia cinética o que significa que a energia mecânica total do sistema é de Joules.
Com isso nós temos, na posição de 3 cm fora da posição de equilíbrio:
Novamente o sinal de indica que o cuco pode estar voltando para dentro do relógio ou saindo. Isso depende de qual direção tomamos como positiva. Neste caso vamos usar apenas o módulo. a velocidade na posição de 3 cm é de m/s
A aceleração em cada um dos casos pode ser obtida igualando a lei de Hooke à lei de Newton:
Na posição com o relógio fechado temos:
A aceleração é de m/s² e é negativa justamente porque ela se opõe ao movimento do cuco, desacelerando-o. Isso porque a força elástica é uma força restauradora e sempre se opõe ao movimento do corpo.
Na posição 3 cm a aceleração será de:
A aceleração é de m/s² e, novamente, é negativa justamente porque ela se opõe ao movimento do cuco, desacelerando-o.