Física, perguntado por brunoferreira3, 1 ano atrás

Um raio de luz viajando inicialmente no ar, incide numa superfície plana de vidro de índice de refração n, segundo um angulo de 30° com a normal a essa superfície. Analise as afirmativas a respeito da situaçao descrita
I- o raio refletido pela superficie sera refletido segundo o angulo de 60° com a superficie de vidro
II - o raio refratado na superfície de vidro sera refratado segundo um angulo O> 30°
III - se a superfície de vidro fosse de faces paralelas e de uma espessura tal que pudéssemos observar o raio emergente sofrendo uma segunda refração de volta no ar, tal raio refratado emergiria ao ar formando um angulo de 30° com a normal IV- o raio refletido internamente na superfície de vidro antes de emergir ao ae e refletido com um angulo a<30° estão corretas apenas:
a) I.
b) I e II.
c) I,III e IV
d) I, II, III e IV

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviotheodore
0
Olá!

De acordo com o primeiro esquema que eu fiz, o raio refletido também faz 30º com a normal (isso é uma das propriedades da reflexão); consequentemente, o que falta para chegar a 90º é justamente os 60º de que a afirmativa fala (deixei o ângulo pontilhado).

A afirmativa II é falsa, pois sendo o índice de refração do vidro maior que o do ar, o raio tende a se aproximar da reta normal (N1), pois a velocidade diminui, devido ao maior índice de refração; pense em refração como dificuldade que o raio tem em passar por um certo meio. Logo, o ângulo será menor que 30º.

Afirmativa III está correta. Isso é um fenômeno que sempre acontece quando a lâmina tem faces paralelas. (ar - vidro - ar, por exemplo)

Afirmativa IV está correta também. 

Gabarito: C



Anexos:
Perguntas interessantes