ENEM, perguntado por LorenaCarvalho1260, 1 ano atrás

Um projeto de desenvolvimento de processosalternativos de reciclagem de embalagens plásticas depoli (tereftalato de etileno), o conhecido PET, revelou trêsprocessos de reciclagem promissores. Um deles propõerota inovadora para a obtenção do ácido tereftálico — umdos reagentes importados utilizados na produção do PET— a partir de garrafas plásticas usadas e descartadas.Dados da Associação Brasileira das Indústrias Químicasmostram que, em 2007, o Brasil importou 347.057toneladas desse ácido, no valor de US$ 337,8 milhões.Na reciclagem química, o objetivo é forçar o plástico a teruma reação contrária à ocorrida na sua formação. Emvez de os derivados de petróleo serem polimerizadospara formação do plástico, se utilizam reações dedespolimerização para obter os derivados de petróleocomo o ácido tereftálico. O PET, cujo processo dedespolimerização permite a obtenção do ácidotereftálico, é

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
0

O PET, cujo processo dedespolimerização permite a obtenção do ácidotereftálico, é um poliester, cujo mero e representado pela molécula da alternativa D).

Polietileno tereftalato, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.

É um poliéster por possuir o grupo funcional éster na sua cadeira principal, e possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esse plástico amolece, funde e pode ser novamente moldado.

Perguntas interessantes