Um professor do Ensino Fundamental percebeu que há dois alunos na turma que não têm pleno domínio da leitura e da escrita: leem pausadamente, silabando, com pouca compreensão e escrevem omitindo e trocando letras. Assim, o professor tem se questionado em como proceder com esses alunos: deve trabalhar com um só planejamento, com as mesmas atividades para toda a turma?; deve trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas?; deve trabalhar com um planejamento específico para esses dois alunos, separando-os do restante da turma? Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interacão social e de zona de desenvolvimento proximal?
Soluções para a tarefa
Em uma turma é comum haver alunos que estejam em níveis dessemelhantes. Nestas situações, é fundamental que o professor deixe de lado a proposta generalista de ensino, embora não deva perder de vista que há objetivos que são comuns. Deve-se pensar em atividades que correspondam ao nível de cada aluno e, sempre que possível, organizá-los em grupos mistos, permitindo que a interação e o compartilhamento de conhecimento permita que todos se desenvolvam da melhor forma.
Vygotsky valoriza a ação pedagógica do professor. Este é visto como mediador que direciona o processo de ensino-aprendizagem. Os educadores devem utilizar diversas estratégias partindo das habilidades dos estudantes e daquelas que poderão desenvolver, estimulando o Nível de Desenvolvimento Potencial. Vale ressaltar que a manutenção dos alunos em grupos mistos, promoverá maior interação entre os diversos estudantes que podem ajudar-se mutuamente.
Teoria de Vygotsky e a sala de aula
A teoria de Vygotsky entende que a criança nasce com funções psicológicas elementares. A partir da influência da cultura e suas experiências, as funções psicológicas tornam-se superiores com as seguintes características:
- Comportamento consciente
- Ação proposital
- Capacidade de planejamento
- Pensamento abstrato
Seguindo essa linha, Vygotsky desenvolve a concepção da Zona de Desenvolvimento Proximal. Nesse espaço é onde o professor fará uma intervenção para que ocorra a aprendizagem.
Outro aspecto que contribuirá com as ações do professor em sala de aula é compreender que os estudantes aprendem a partir das interações sociais com o professor e colegas. Nesse sentido, a manutenção dos alunos com dificuldades na sala, torná-se um facilitador, desde que o professor pense em atividades que possam integrar o grupo.
Sobre Vygotsky: https://brainly.com.br/tarefa/49523709
#SPJ2